Revista ADEGA
Busca

Vinho - 20.Ago

Substância presente no vinho tinto melhora o equilibrio de idosos


Uma nova pesquisa feita com resveratrol, substância presente nas cascas das uvas e nos vinhos tintos, mostrou que o composto ajuda melhorar o equilíbrio e a mobilidade de pessoas mais velhas.

divulgação

Os resultados, apresentados no National Meeting and Exposition of the American Chemical Society - convenção que discute descobertas químicas - pode ajudar no desenvolvimento de produtos naturais para proteger os idosos contra quedas.

Os pesquisadores alimentaram camundongos durante oito semanas com uma dieta rica em resveratrol, que pode ser encontrado em menor quantidade em chocolates amargos, e a cada semana testavam a habilidade de andar sobre uma viga de aço. No começo, os ratos mais velhos tinham dificuldades, mas depois de quatro semanas eles apresentaram um equilibrio similar ao de camundongos jovens.

"Nossos estudos sugerem que o composto natural pode reduzir a deficiência motora presente na população mais velha", contou a chefe do estudo, Dra. Jane Cavanaugh, da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, que explica que o resveratrol causa esse efeito pois pode desfazer os danos dos radicais livres e ajudar na sobrevivência da célula. "E isso pode melhorar a qualidade de vida e diminuir o risco de hospitalização por conta de quedas e escorregões", completou ela.

No entanto, uma pessoa de 63 quilos teria que beber 700 pequenos copos de vinho para absorver resveratrol suficiente para conseguir o efeito desejado - o que torna a prática inviável -, por isso a médica está investigando uma maneira de criar um remédio que possa imitar os efeitos da substância.

Mais notícias sobre vinhos...

Video traz dicas sobre enologia com celebridades de hollywood
Governo quer retirar propaganda de vinhos uruguaios do ar
Wines of Brazil faz acordo com agência britânica para promover vinhos brasileiro...
Austrália tem a melhor safra dos últimos 20 anos e promete ótimos vinhos
Vendas de espumantes e champanhe cresceram nas olimpiadas

Redação
Publicado em 20/08/2012, às 07h47 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias