• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Entrevista

    Um mercado em expansão

    por Redação

    AEP/divulgação
    Sandra Silva
    A coordenadora do Espaço de Portugal e funcionária da AEP (Associação Empresarial de Portugal), Sandra Silva, é a mulher forte por trás da participação portuguesa na ExpoVinis Brasil, feira que no início de maio se fixa como o principal evento de divulgação do vinho de no Brasil. Com graça e leveza ela encara o desafio como uma missão cultural, na qual o vinho sai da mesa e leva o consumidor por uma excursão através do país onde ela nasceu. Aos que se aventurarem, um bom passeio! #R#

    Iniciativas como feiras e exposições, em especial a EXPOVINIS, representam que papel na divulgação do vinho e da cultura de Portugal?
    Constituem um instrumento fundamental na divulgação de produtos e culturas. A EXPONOR assume um papel dinamizador deste tipo de eventos, traduzindo-se a ExpoVinis Brasil num acontecimento marcante de divulgação do vinho como um elemento marcante da cultura portuguesa. Um evento com estas características permite transmitir aos profissionais e ao público em geral, interessado pelo mercado dos vinhos, a excelência do vinho português.

    O vinho português é bem divulgado no Brasil? Como pode melhorar?
    Todas as iniciativas que visem à promoção e a divulgação dos vinhos portugueses no Brasil nunca serão demais. É determinante numa economia globalizada que todos os produtos, e neste particular o vinho português, incrementem a sua comunicação com os mercados potencialmente consumidores. A ExpoVinis é um acontecimento atualmente reconhecido em todo o Brasil, como um marco referencial da divulgação do vinho português. Será sempre um objetivo da AEP incrementar o impacto desta ação, mediante o reforço da presença de expositores no evento, bem como na sua crescente divulgação.

    Como você vê a relação de outros países com os vinhos portugueses?
    Os vinhos portugueses são atualmente reconhecidos pelas suas características únicas e pela sua excelência, praticamente em todo o mundo. A sua crescente procura, deve-se, sem dúvida, ao fato dos produtores portugueses apostarem numa qualidade rigorosa das suas produções, dotando-as de qualidades, que poderão competir diretamente em praticamente todos os mercados. Esta aposta tem contribuído para o crescimento das exportações do vinho português, não só para os mercados tradicionais, mas fundamentalmente para novos mercados.

    O vinho é um bom caminho de aproximação de Portugal com o Brasil?
    O vinho é um elo de Portugal com o Brasil. As inúmeras gerações de portugueses, ao longo da história, sempre tiveram presentes este representante da cultura e das suas tradições. Nos nossos dias, o reforço dos laços entre os dois povos se beneficia claramente com o vinho, mediante a renovação e o rejuvenescimento das suas características, mas sem perder a força e o peso dos seus traços ancestrais.

    Conhecer os vinhos portugueses é uma forma de viajar pelo País?
    Talvez uma das formas mais enriquecedoras e únicas de fazê-lo. O vinho revela um Portugal diversificado no seu povo e tradições, permitindo percorrer de Norte a Sul, bem como as ilhas, o melhor que o país pode oferecer. Associamos o Verde do Minho a um vinho único no mundo, as encostas recortadas do Douro a um Porto idolatrado, bem como aos tintos nascidos de uvas de cor rubi. Também são marcantes o esplendor dos vinhos Alentejanos, a cor da Estremadura e o sabor de um Madeira. Conhecer Portugal é também uma viagem pela vinha e pelo esplendor das suas paisagens, bem como pelos rostos e traços das pessoas que o criam.

    Pelo ponto de vista de Portugal, o vinho é também uma maneira de divulgar o País?
    Sem dúvida que o vinho é um dos principais embaixadores de Portugal no mundo. A sua presença entre outros povos é secular, transmitindo o melhor da cultura e das tradições de Portugal, mas também o seu espírito jovem e inovador. Revela-se determinante para divulgar outras atividades reconhecidamente apreciadas, desde a gastronomia à moda, do turismo ao desporto, do vestuário e calçado às novas indústrias de base tecnológica.

    Em Maio, entre os dias 2 e 4, acontece a ExpoVinis em São Paulo. Qual o impacto que se espera deste evento?
    As nossas expectativas são francamente otimistas. Estão a ser desenvolvidos todos os esforços, simultaneamente com os nossos parceiros e expositores, no sentido de dotar a ExpoVinis de uma grande capacidade de atração de potenciais negócios a desenvolver a curto e a médio prazo. A aposta passa por uma participação significativa e diversificada, do que de melhor se produz em Portugal, permitindo que a ExpoVinis se assuma como o evento privilegiado para a divulgação do setor no mercado brasileiro.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    Imagem Fizemos o teste das taças Riedel com Maximilian Riedel

    Fizemos o teste das taças Riedel com Maximilian Riedel

    Imagem Como nasceu Ànima Negra e o resgate de variedades autóctones - Conversa com Miquel Angel Cerdá

    Como nasceu Ànima Negra e o resgate de variedades autóctones - Conversa com Miquel Angel Cerdá

    Imagem A nova geração de Castello di Ama: Entrevista com Arturo Pallanti

    A nova geração de Castello di Ama: Entrevista com Arturo Pallanti

    Imagem Ignacio Calvo de Moura e a Busca pela Perfeição em Macán

    Ignacio Calvo de Moura e a Busca pela Perfeição em Macán

    Imagem Viña Garcés Silva e a revolução de Leyda - Entrevista com María Paz e Ignacio Casali

    Viña Garcés Silva e a revolução de Leyda - Entrevista com María Paz e Ignacio Casali

    Imagem Entrevista com Yann Schÿler: História e Visão do Château Kirwan

    Entrevista com Yann Schÿler: História e Visão do Château Kirwan

    Imagem Philippe de Rothschild: Visão, Terroir e o Futuro de Mouton Rothschild

    Philippe de Rothschild: Visão, Terroir e o Futuro de Mouton Rothschild

    Imagem A Filosofia da Maçanita Vinhos e o Futuro do Vinho Português, com António e Joana Maçanita

    A Filosofia da Maçanita Vinhos e o Futuro do Vinho Português, com António e Joana Maçanita

    Imagem Robert Kindl revela os segredos da Tokaj Oremus e o legado Vega Sicilia

    Robert Kindl revela os segredos da Tokaj Oremus e o legado Vega Sicilia

    Imagem Luísa Amorim: Do Universo das Rolhas aos Grandes Vinhos de Portugal

    Luísa Amorim: Do Universo das Rolhas aos Grandes Vinhos de Portugal

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Opus One processa fornecedor por contaminação
    1

    Opus One processa fornecedor por contaminação

    Os melhores vinhos de 2019
    2

    Os melhores vinhos de 2019

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?
    3

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos
    4

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos

    Garrafa de vinho do Porto quebra recorde de preço
    5

    Garrafa de vinho do Porto quebra recorde de preço

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group