Vinho - 27.Set.

União Europeia adia decisão sobre o uso do termo château em vinhos americanos

por Redação

Após toda a pressão dos produtores franceses, a Comissão Europeia adiou a decisão sobre o uso do termo "Château" em vinhos norte-americanos importados para a Europa.

divlgação

Stephane Le Foll, Ministra da Agricultura francesa, pediu para que a comissão desse a chance de os produtores apresentarem propostas alternativas antes da decisão. O presidente da União dos Produtores de Bordeaux, Georges Haushalter, explica que os consumidores irão se confundir com o uso do termo, já que o associam ao local, e não á uma marca, como será feito nos EUA.

"Não é a vitória, mas pelo menos nos deu tempo para defender nossos direitos quando isso voltar a ser debatido... Nós vamos continuar lutando", disse Bernard Fages, presidente da Federação dos Grandes Vinhos de Bordeaux.

"Alguns ainda se perguntam que diferença o termo do uso irá fazer", disse o oficial da União Europeia. Entre 2006 e 2009 o uso do termo era permitido para vinhos norte-americanos exportados para Europa, desde que fosse especificado que eram produzidos nos EUA. Já em 2010, quando o termo voltou a ser exclusivo para vinhos franceses, as exportações norte-americanas para a Europa voltaram a crescer 13%, segundo dados do Departamento Comercial dos EUA.

Mais notícias sobre vinhos...

Mulheres estão mais presentes no mundo dos vinhos
Colheita de uvas brancas termina 20% menor em Bordeaux
Drappier é a primeira casa de champanhe a usar o fermentador em forma de ovo
Primeiro Grand Cru Classé vendido a um chinês em Saint Émilion
Casais que bebem vinho juntos são mais felizes

palavras chave

Notícias relacionadas