Vinho - 29.Jun

Universidade estuda diferença entre tipos de tampas de vinhos

por Redação

A discussão sobre o tipo de tampa para o vinho é longa e vem causando uma divisão de opiniões. Uns defendem a tampa de rolha, por causa da tradição de 'estourar a garrafa', outros dizem que a tampa de rosca é mais fácil e tem o mesmo efeito.

divulgação

A Universidade da Califórnia, em Davis, começou um novo estudo que pode ajudar a debater sobre o tema. Um grupo de pesquisadores juntou-se com o Grupo PlumpJack, uma empresa de vinhos, fundada pelo bilionário Gordon Getty, e o vice-governador da Califórnia Gavin Newson para descobrir se há diferença na qualidade e o potencial de envelhecimento ambas.

O estudo, que irá durar dois anos, quer conseguir informações suficientes para guiar a indústria vitivinicola a tomar uma decisão correta e baseada em informações comparativas na hora de escolher a tampa de suas garrafas.

Eles irão analisar três tipos diferentes de tampa - tampa de rosca, tampas de rolha sintética e de rolha natural - em 200 garrafas de vinhos Savignon Blanc 2011, que serão monitorados com um espectrômetro quanto à mudança de cor. Também serão analisados quimicamente usando sensores de oxigênio dentro da garrafa. Os vinhos que mostrarem alterações serão abertos e degustados para saber se a qualidade foi comprometida.

Esse não é o primeiro estudo com tampas de rosca, mas até agora é o mais rigoroso. Um aparelho de tomografia foi usado para medir a permeabilidade das rolhas sintéticas e naturais e evitar falhas. "Nós escolhemos as melhores rolhas, para ter a melhor base de comparação possível", disse o gerente geral da PlumpJack, John Conover.

PlumpJack  decidiu participar do estudo depois do fundador questionar o porque é aceitável que mesmo um pequeno percentual de vinhos seja danificado por causa da tampa. De acordo com Conover eles ficaram frustrados como o percentual de vinhos afeitados pelo TCA (2, 4, 6-tricloroanisole),substância liberada pela rolha que estraga o vinho.

"Nós trabalhamos tão duro para cultivar as uvas e fazer o vinho, e ter isso estragado por causa da tampa é inaceitavel para nós", explicou ele.

Mais notícias sobre vinhos...

Penfolds lança vinho de 100 mil euros em uma ampola de vidro
Loja entrega vinhos surpresa em novo projeto
Manter vegetação entre vinhas melhora cultivo
EUA é o país que mais consome vinhos com baixo teor alcoólico
Christies irá realizar leilões de vinhos raros online

palavras chave

Notícias relacionadas