Revista ADEGA
Busca

30.jun - Vinho brasileiro se destaca na Vinexpo

Vinho brasileiro entra na cena mundial

Até jornal argentino fala sobre a participação brasileira no maior salão mundial de vinhos



Participando pela primeira vez da Vinexpo, a mais tradicional feira de vinhos do mundo que aconteceu entre os dias 21 e 25 de junho em Bordeaux, França, os vinhos brasileiros ganharam destaque e foram notícia até mesmo em jornais da Argentina.

Ainda muito à frente do Brasil quando a questão é vinho, a publicação argentina "La Nación" afirma que ainda falta muito para que o vinho brasileiro se transforme no melhor vinho do mundo, mas o processo para alcançar os melhores níveis começou neste ano. Para os produtores brasileiros, esta saída rumo aos mercados mundiais ainda é uma novidade, mesmo sabendo que o Brasil elabora vinho desde 1875.

O jornal ainda acrescenta que o costume de consumir vinho no Brasil vem crescendo notavelmente. A produção se concentra principalmente em vinhos tintos (70% do total), e as variedades tintas dominantes são Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Gamay, enquanto as brancas são Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Por hora, as exportações só representam 2% da produção (se exporta para a Holanda, Alemanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos e para os países escandinavos), mas espera-se que essa porcentagem alcance os 10% dentro de dez anos.

Mais notícias sobre vinhos do Brasil:

+ Vinhos brasileiros premiados
Vinho brasileiro na direção certa

Os Frutos da Nossa Terra

Brasil Cor-de-Rosa

"O Brasil é um mercado sofisticado"

Redação
Publicado em 30/06/2009, às 10h30 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias