06.jul - Vinho pode prolongar tempo de vida

Vinho pode prolongar tempo de vida

por Redação

Vinho pode prolongar tempo de vida
Cientistas espanhóis lançaram uma cápsula com nutrientes encontrados na casca da uva e no vinho que promete diminuir os efeitos do envelhecimento.

Cada cápsula, que custa um Euro, contém uma quantidade de do antioxidante resveratrol equivalente a 45 quilos de uvas ou 33 garrafas de vinho tinto. O novo complemento alimentar, batizado de Revidox, promete rejuvenescer a pele e regenerar todos os órgãos. O produto já está a venda na Espanha.

Em Portugal, a autoridade do medicamento ainda não recebeu qualquer pedido para a sua comercialização. Mas os médicos e especialistas locais não acreditam em milagres e pedem mais investigação científica.

Os efeitos antioxidantes da uva e do vinho tinto já eram conhecidos. O que os cientistas espanhóis conseguiram fazer foi potencializar a capacidade da uva em produzir resveratrol, através da iluminação ultravioleta, aumentando, assim, cerca de duas mil vezes os seus resultados.  

"Esta substância é capaz de estimular a ação de proteínas que estão intimamente relacionadas com a sobrevivência celular", explicou Francisco Tomás Barberán, diretor do Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha.

Os testes realizados em ratos indicaram que a descoberta pode prolongar o tempo de vida em até 10%. Barberán, no entanto, admite que os efeitos ainda não foram comprovados em humanos. "Isto será feito agora", acredita.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+Vinho espanhol será servido no Vaticano

+ Turismo do vinho ganha mais adeptos na Espanha

+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

+ Instituto dedicado a estudar vinhos é Inaugurado em Bordeaux

+ Universidades espanholas recrutam voluntários interessados em beber vinho

palavras chave

Notícias relacionadas