06.jul - Vinho pode prolongar tempo de vida

Vinho pode prolongar tempo de vida


Vinho pode prolongar tempo de vida
Cientistas espanhóis lançaram uma cápsula com nutrientes encontrados na casca da uva e no vinho que promete diminuir os efeitos do envelhecimento.

Cada cápsula, que custa um Euro, contém uma quantidade de do antioxidante resveratrol equivalente a 45 quilos de uvas ou 33 garrafas de vinho tinto. O novo complemento alimentar, batizado de Revidox, promete rejuvenescer a pele e regenerar todos os órgãos. O produto já está a venda na Espanha.

Em Portugal, a autoridade do medicamento ainda não recebeu qualquer pedido para a sua comercialização. Mas os médicos e especialistas locais não acreditam em milagres e pedem mais investigação científica.

Os efeitos antioxidantes da uva e do vinho tinto já eram conhecidos. O que os cientistas espanhóis conseguiram fazer foi potencializar a capacidade da uva em produzir resveratrol, através da iluminação ultravioleta, aumentando, assim, cerca de duas mil vezes os seus resultados.  

"Esta substância é capaz de estimular a ação de proteínas que estão intimamente relacionadas com a sobrevivência celular", explicou Francisco Tomás Barberán, diretor do Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha.

Os testes realizados em ratos indicaram que a descoberta pode prolongar o tempo de vida em até 10%. Barberán, no entanto, admite que os efeitos ainda não foram comprovados em humanos. "Isto será feito agora", acredita.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+Vinho espanhol será servido no Vaticano

+ Turismo do vinho ganha mais adeptos na Espanha

+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

+ Instituto dedicado a estudar vinhos é Inaugurado em Bordeaux

+ Universidades espanholas recrutam voluntários interessados em beber vinho

Da redação

Publicado em 6 de Julho de 2009 às 07:53


Notícias