Revista ADEGA
Busca

Vinho - 25.Ago - Inovação

Vinhos da Alsácia poderão ter classificação de doçura em seus rótulos


Se o novo presidente do Conselho de Vinhos da Alsácia tiver a sua vontade atendida, os vinhos da região passarão a possuir um sistema de códigos para classificar a sua doçura.

Rémy Gresser, proprietário de 11 hectares de vinhas na comunidade de Andlau, acaba de se tornar o novo presidente do Conseil Interprosessionnel des Vins d'Alsace (CIVA). Ele acredita que o sistema de rotulagem da região "é incompleto" e por isso pretende instalar um código - uma escala de um a cinco - para classificar a doçura dos vinhos da Alsácia.

"As etiquetas são uma oportunidade fantástica de comunicação com os consumidores e é uma pena não fazer um melhor uso disso", explica Gresser.

Apesar dos vinicultores da região terem, tradicionalmente, o costume de mencionar a variedade de uva no rótulo frontal de seus vinhos AOC, além dos níveis de doçura das bebidas serem muito diferentes, os seus sistemas de classificação variam significantemente.

"A maioria das indústrias tira toda a vantagem possível de suas embalagens. É tudo uma questão de tornar os vinhos mais acessíveis", disse o novo presidente do CIVA. Segundo ele, o setor vitivinícola deveria chegar a um acordo sobre um sistema comum que poderia ser adotado por qualquer produtor. "Evidentemente, o sistema não será uma ciência absoluta, mas dará uma indicação de estilo", completou.

Algumas regiões conhecidas da Alsácia foram opostas à utilização de códigos no passado, alegando que a doçura de seus vinhos muda com o tempo, o que tornaria o uso de um sistema inútil. No entanto, Gresser argumenta: "A vasta maioria dos consumidores compra vinho para o consumo imediato, por isso eu realmente não vejo isso como um problema".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Feira de vinhos mais importante da Suíça contará com novos atrativos

+ Vinhos falsificados na China preocupam produtores australianos

+ Advogados de Coppola reivindicam exclusividade nos vinhos do cineasta

+ Languedoc lança denominação mais fácil para consumidores

Vinicultores de Provença prevêem colheita a partir desta terça-feira

Redação
Publicado em 25/08/2010, às 07h21 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias