Revista ADEGA
Busca

10.mar - Vinhos que podem combinar perfeitamente

Vinhos que podem combinar perfeitamente com a sobremesa


Os vinhos de sobremesa são conhecidos por poucos brasileiros. Eles possuem uma grande afinidade com doces e ao mesmo tempo são capazes de harmonizar com os salgados. Certamente a presença desse tipo de vinho é ideal para qualquer sobremesa que requer elegância.

Um dos principais segredos desse vinho, que é mais doce, se encontra em um minucioso processo de desidratação, congelamento e a ação de fungos. Com isso, parte do mosto não se transforma em álcool e se mantém como açúcar, gerando uma bebida mais doce, que impede qualquer atrito com o paladar dessa refeição.

As taças usadas em degustações são ideais para servir esse vinho doce. Sua temperatura ideal deve permanecer entre 8ºC e 13ºC. O tempo de guarda é outra mudança característica desse tipo de bebida. Como vinhos mais alcoólicos, podem durar muitos anos se fechados, algo que já não ocorre depois de abertos. Uma boa dica é usar uma rolha a vácuo e guardá-lo na geladeira.

Algumas combinações são bastante interessantes. Com chocolate, os vinhos fortificados são ideais, por terem em sua essência teores alcoólicos altos, capazes de dissolver a gordura presente no doce. Já em sobremesas com cremes, é mais adequado o uso de vinhos com um maior nível de acidez. Com frutas, não é preciso escolher um vinho tão doce. Nesse caso a refrescância ganha muitos pontos.

Fonte: Revista da Folha

Redação
Publicado em 10/03/2009, às 13h05 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias