Revista ADEGA
Busca

Vinho - 30.Abr

Vinícola artesanal recupera produção de vinho no Vale Fértil


Uma vinícola artesanal desenvolveu um projeto para recuperar a produção vinícola no Valle Fértil, em San Juan, Argentina. O projeto foi criado pela "Finca Don Antonio", dá família Sanchez Gonzalez, que elabora vinho do único vinhedo existente na região.

divulgação
Daniel Sanchez cuidando de seus vinhedos no Vale Fértil, Argentina

Há 30 anos o Valle Fértil tinha uma produção de cerca de um milhão de quilos de uvas, provenientes, em sua maioria, da colônia Los Valencianos. Eram 50 hectares de vinhedos, porém a falta de investimentos junto com a crise do vinho "de um lado a distância para o centro de processamento principal em San Juan, por outro, lentamente, veio o fim da indústria do vinho no departamento das montanhas", explicou um dos antigos produtores da região.

Procurando  uma alternativa para a diversificação de fazenda de seu pai, Zulma Gonzalez e seu marido Daniel Sanchez, tiveram a idéia de uma  produção de vinhos artesanais para vender aos turistas e ser anexado a outros produtos, como geléias e conservas.

Nos primeiros vinhedos, em 2003, foram implantados Torrontes, Malbec, Cabernet Sauvignon, Montepulsiano, Syrah e Tannat. Mudas de um ano de idade foram comprados a partir de um Pocito berçário, San Juan, mostrando grande adaptação ao local. Hoje, a área plantada chega a 1,5 hectares, e as melhorias continuam ano após ano, pequenas novas extensões.

Sanchez explicou: "Os nossos vinhos são feitos com técnicas artesanais  muito particulares, baseadas na produção industrial em escala menor, o maquinário utilizado é mínimo e cada processo depende de diferentes aspectos, são levadosem conta para o uso mínimo possível de substâncias química ".

Mais notícias sobre vinhos...

Escola de samba terá enredo sobre vinho nacional no próximo carnaval
Comissão do Tejo faz seguro de 6,4 milhoes para vinhedos
Peru pode ser o próximo grande produtor de vinho do mundo
Queda de temperatura afeta vinhedos na região de Champagne
Marca lança garrafa de vinho para shows e festivais de música

Redação
Publicado em 30/04/2012, às 10h40 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias