Revista ADEGA
Busca

24.Jul - Controle de qualidade

Vinícola gaúcha faz uso de Programa de Qualidade para orientar produtores


Programa busca manter a qualidade dos vinhos produzidos a cada ano
Embora o ano vitivinícola comece em agosto, a vinícola Salton, de Bento Gonçalves (RS), já deu início ao Programa de Qualidade que realiza anualmente junto a seus agricultores.

Em visita ao núcleo de produtores parceiros, o setor agrícola da empresa está entregando um Boletim Técnico, que traz orientações sobre poda, adubação, tratamentos de inverno e todos os manejos necessários nesta época do ano.

O projeto, que busca padronizar os procedimentos nas videiras, pretende manter o padrão de qualidade da uva a cada nova safra. "Os boletins são diferentes para os produtores da Serra e da Fronteira, não apenas em função do solo e do clima de cada lugar, mas também da uva cultivada nessas áreas", diz Agliberto Bianchi, engenheiro agrônomo da Salton.

As publicações ainda concentram a Caderneta de Campo, onde estão listados todos os defensivos agrícolas registrados no Ministério da Agricultura e liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


O material também reserva espaço para que o agricultor anote as intervenções realizadas na videira durante o ano. "Os dados são entregues junto com a uva durante a safra, para o controle interno da vinícola", afirma Bianchi.

Confira as notícias sobre vinhos brasileiros...

+São Joaquim e Bento Gonçalves amanheceram com temperaturas negativas

+Avaliação Nacional de Vinhos terá mais vinícolas em 2009

+Vinícola lança espumante feito com uvas do Vale do São Francisco
+Vinhos brasileiros brilham em concurso na Hungria
+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

O Melhor Vinho do dia: Para acompanhar o crescimento da economia brasileira!


Redação
Publicado em 24/07/2009, às 08h48 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias