Revista ADEGA
Busca

Vinho - 13.Mai - Água reutilizada

Vinícola inglesa utilizará sistema sustentável de irrigação


Divulgação
O sistema já utilizado em cervejarias e na criação de gado

Segundo o site Wines & Vines, está sendo desenvolvido na Inglaterra um sistema de tratamento de água que será responsável pela sua distribuição nas vinícolas, controlando a quantidade de água utilizada e evitando desperdícios.

A máquina foi elaborada pela Enviro-Stewards Inc de Elmira, Ontario, e será instalada na vinícola British Columbia esse ano.

"Nós estávamos tentando nos adequar a um sistema de produção de vinhos totalmente sustentável. E acho que parte disse é tratando nosso próprio desperdício", disse o produtor David Paterson ao site.

Esse sistema já é utilizado em cervejarias e mesmo na pecuária, mas poucas vinícolas o usam. Está se investigando também a reutilização da água, reduzindo sua demanda nos sistemas locais.

O processo é direto: a água usada - incluindo a água utilizada no estabelecimento, as sobras de uvas e o esgoto - entra num tanque de fermentação anaeróbica de 12 mil litros. Segundo Paterson, a bactéria ataca e 6 mil litros são bombeados de uma só vez por um reator, onde o conteúdo de oxigênio da mistura aumenta para 6 mg por litro. Ou seja, de uma condição anaeróbica (sem oxigênio), torna-se aeróbica, iniciando outra reação de micróbios.

Essa mistura airada entra, então, em um tanque de 12 mil litros, e depois de outro processo que envolve filtração ultravioleta, essa água já pode ser utilizada para irrigação ou como sanitária.

O processo todo leva de oito a doze horas quando o sistema na sua capacidade máxima.

ESPECIAL: Arquitetura sustentável - Tenuta Löwengang, de Alois Lageder, no Alto Adige, segue os preceitos da sustentabilidade até em seus prédios

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinho com menor teor alcoólico é cada vez mais procurado

+ Indústria de vinho tem perspectivas promissoras

+ Vinhos cabo-verdianos serão exportados a Portugal e EUA

+ Michael Chapoutier aposta no vinho inglês e procura propriedade na região

+ Mais de 1100 bodegas espanholas participam do Fenavin na Espanha

Redação
Publicado em 13/05/2011, às 07h23 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias