Revista ADEGA
Busca

Vinho - 28.Abr -

Vinicultores de Oregon finalizam a primeira etapa de redução de carbono


Quatorze vinícolas de Oregon anunciaram na última terça-feira, 27 de abril, a finalização de um rigoroso processo para medir e reduzir a emissão de carbono na atmosfera como parte do programa "Carbon Neutral Challenge", que estimula ações sustentáveis do estado.

Os biocombustíveis foram a primeira etapa do processo de redução de emissões
As vinícolas participantes instituíram uma série de mudanças, como a instalação de painéis solares, o emprego de biocombustíveis no lugar da gasolina e o corte na utilização de pesticidas.

Um dos produtores, Jim Bernau, afirmou que já vinha se focando no desenvolvimento sustentável há muitos anos, mas não imaginava que exigisse tantas etapas. "Por exemplo, eu não tinha idéia que o uso refrigeração tinha tanto impacto no meio-ambiente. Estes aspectos bastante detalhados abriram meus olhos".

Além disso, Bernau comentou que está olhando na direção de embalagens de vinho alternativas. Para restaurantes que vendem por taças, disse ele, "faria mais sentido se enviássemos o vinho em uma espécie de container ao invés de garrafas individuais".

Greg Jones, professor da Southern Oregon University, que já realizou dezenas de pesquisas sobre o impacto das mudanças climáticas na vinicultura, afirmou que o programa "Carbon Neutral Challenge" é bastante significante, já que envolve esforços concretos das companhias para salvar a indústria. "Isso vai deixar a indústria de Oregon mais forte", explicou.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ "Mini" safra é bem recebida na Nova Zelândia

+ Galvão Bueno anuncia lançamento de vinho na Expovinis
+ Vinhos brasileiros são aprovados em degustação da Noruega
+ "Consciência verde" ainda está longe de ser unanimidade no mundo do vinho
+ Restaurante D.O.M, de Alex Atala, é eleito um dos 20 melhores do mundo

Redação
Publicado em 28/04/2010, às 13h12 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias