Como a combinação yoga e vinho está ganhando espaço nos EUA
por Redação

Superficialmente, yoga e vinho parecem não ter nada em comum. Mas, se você olhar de perto, você irá descobrir que eles têm mais coisas em comum do que se imagina.
"Yoga te ensina a envelhecer graciosamente, assim como uma garrafa de vinho", explica David Romanelli, instrutor que dá workshops de yoga e vinho por todos os Estados Unidos. Apesar de muitos instrutores tradicionais discordarem - Romanelli disse que o álcool é estreitamente proibido pela medicina Ayurvédica tradicional - é importante ser flexível tanto dentro como fora do tatame.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A chave para beber conscientemente é a moderação, segundo a colega de workshops de Romanelli, ex-sommelier e atual professora de yoga Angela Gargano. "Pense em como você se sente após uma aula de yoga. Sua mente está calma, é o momento perfeito para beber uma taça de vinho, já que você está totalmente em sintonia com seus sentidos".
Nos workshops, Romanelli e Gargano ensinam os estudantes a ter uma abordagem nova ao degustar uma taça de Merlot. "Nos Estados Unidos, a maioria do vinho é consumida como um coquetel", disse. "Você pode mudar a abordagem para fazer parte de um estilo de vida balanceado. Eu definitivamente acredito no modelo europeu de beber com moderação".
Mas neste nosso cotidiano acelerado, é possível reenergizar - e encontrar alívio - em uma taça de vinho? "O fundamental é realmente conectar todos os seus sentidos", disse Gargano. "Eu acho que nós vivemos em um tipo de nação fast-food, em que estamos sempre com pressa, então é uma maneira inovadora de abordar as nossas vidas".
LEIA TAMBÉM: Existe relação entre exercício fisico e consumo de vinho?
Romanelli disse que "o vinho não tem a ver com relaxamento e a perda de inibições". "Nós não bebemos vinho no Yoga and Wine até as atividades físicas terem terminado. O vinho é destacado como uma paixão cotidiana que, quando explorada moderadamente, pode servir como um meio acessível para os momentos presentes".