10 vinhos para harmonizar com tábua de frios

O mais importante quando harmonizamos tábua de frios e vinhos e administrar bem a quantidade de gordura que invade a boca

Redação Publicado em 11/06/2022, às 14h00

Tábua de frios e vinho é um clássico -

Por mais que um quase nunca seja consumido sem o outro, a harmonização de vinhos com tábuas de frios não é tão simples. Principalmente devido às inúmeras opções de embutidos, curados e defumados, terrines e... picles!

Sim, há uma tábua de frios diferente em cada casa!

Porém, há uma característica comum nesses alimentos (exceto as conservas): a gordura.

Assim, a ideia é fazer uma harmonização por contraste e rebater a untuosidade e oleosidade com uma boa quantidade de acidez.

Barbadillo Manzanilla Sanlúcar de Barrameda - AD 90 pontos - Barbadillo, Jerez, Espanha

Uma boa porta de entrada para o fabuloso mundo dos Jerez, esse fortificado seco é elaborado exclusivamente a partir de uvas Palomino Fino, cultivadas em Sanlúcar de Barrameda. Tenso, fresco e complexo, esbanja notas de frutos secos e salinas envoltas por acidez vibrante e textura cremosa. Ideal para o aperitivo, de preferência na companhia de azeitonas e de presunto cru.

Casas del Bosque Riesling 2019 - AD 91 pontos - Casas del Bosque, Casablanca, Chile

Elétrico e cheio de frutas brancas e cítricas envoltas por notas florais e de ervas, é um vinho que chama atenção pela acidez vibrante e pela textura tensa e cremosa.

Garzón Reserva Sauvignon Blanc 2020 - AD 92 pontos - Bodega Garzón, Maldonado, Uruguai

Assinado por Germán Bruzzone, enólogo chefe da Bodega Garzón, este Sauvignon Blanc capta o caráter e mineralidade do terroir de Maldonado. Tem final persistente, com toques salinos e cítricos, que convidam a uma segunda taça.

Grégoire Hoppenot Fleurie Origines 2018 - AD 92 pontos - Domaine Grégoire Hoppenot, Beaujolais, França

O vinho mais clássico para acompnhar tábuas de frios e embutidos sem dúvida é um Beaujolais. Esta é a primeira safra deste Fleurie assinado por Gregoire Hoppenot, renomado produtor e depto da mínima intervenção tanto no vinhedo quanto na vinícola, esse vinho é um 100% Gamay, com uvas advindas dos vinhedos Les Roches e Les Garants, no cru de Fleurie, sem passagem por madeira, mas com estágio de 7 meses em tanques de aço inox. Fluido e muito gostoso de beber, chama atenção pelo equilíbrio do conjunto, pelos taninos de ótima textura, pela refrescante acidez e final suculento.

Marchesi Incisa Della Rocchetta Dolcetto D'Alba 2019 - AD 92 pontos - Marchesi Incisa della Rocchetta, Piemonte, Itália

Este 100% Dolcetto estagia tanto em aço inox quanto em grande tonéis de carvalho. Fluido e muito gostoso de beber, aparenta ser menos complexo do que realmente é. Atenção com ele.

Mariana Branco 2020 - AD 91 pontos - Herdade do Rocim, Alentejo, Portugal

Mais uma ótima safra desse branco composto de Antão Vaz, Arinto e Alvarinho, sem passagem por madeira. Franco nos aromas e nos sabores, tem ótima acidez e textura firme e cremosa.

Miraval Rosé 2020 - AD 92 pontos - Miraval, Provence, França

Deixando as polêmicas - um pouco de lado - o Miraval é conhecido pela boa música, um astro apaixonado pelos vinhos e a expertise da Família Perrin em fazer vinhos. Sim, a vinícola de Brad Pitt produz esse rosé a partir de Cinsault, Grenache, Syrah e Rolle (também conhecida como Vermentino). Vivaz e cheio de frescor, apresenta notas de frutas vermelhas, florais, de ervas e de especiarias, tudo em meio a um corpo médio, com acidez refrescante, textura cremosa e final elegante.

Nadaría Nero D Avola DOC 2018 - AD 89 pontos - Nadaría Nero d'Avola 2018

Elaborado exclusivamente a partir de Nero d'Avola, sem passagem por madeira. Em nariz, é limpo e fragrante, com frutas negras maduras, especiarias e notas balsâmicas. Tem acidez aguda, taninos de boa textura e final médio e saboroso, com notas de ameixas e de menta.

Tosti Prosecco Extra Dry - AD 88 pontos - Tosti, Vêneto, Itália

 Elaborado com a melhor seleção da casta Glera, cultivada em grandes terroirs, exibe um perfil de fruta madura (lembrando maçãs e peras) apresenta boa tipicidade e ótimo equilíbrio. Gostoso de beber e refrescante, tem acidez afiada, textura cremosa e final médio e cativante. 

Viña Zorzal Garnacha 2017 - AD 92 pontos - Viña Zorzal Wines, Navarra, Espanha

Um Garnacha elaborado com leveduras indígenas e uma fiel representação do perfil dos vinhos de Navarra.
Vinho Harmonização Embutidos Queijo Tábua de frios Qual vinho harmonizar com tábua de frios Qual vinho harmonizar com tábua de queijos Tábua de frios com vinho