Novo estilo de whisky tem atraído apreciadores da bebida
Cesar Adames Publicado em 05/10/2019, às 17h30 - Atualizado às 17h45
Envelhecer Whisky em barris de vinho é um fato novo
Nos últimos anos, o mercado tem se deparado com uma nova categoria de whiskies que passam por outra maturação em barris. Geralmente, o blended e o single malt descasam em barris de carvalho usados que receberam anteriormente o Bourbon. Passar a bebida em um segundo barril que já tiveram vinhos como Jerez, Porto e Sauternes, por exemplo, faz com que o whisky ganhe novas características e sabores. Separamos quatro dicas de bebidas que passaram por esse processo. Confira!
+ O segredo do whisky envelhecido
+ Os segredos do Terroir do ícone The Macallan
+ Como funciona o envelhecimento de vinhos em Bourbon?
Estilo: Single Malt
Teor alcoólico: 46%
Produtor: Glenmorangie
Características: Envelhecido primeiramente em barricas de Bourbon por 10 anos e depois de Sauternes por mais dois anos. Cor dourada, aroma de frutas cítricas e coco. Na boca, predominam os sabores de frutas cítricas e baunilha.
Estilo: Single Malt
Teor alcoólico: 46%
Produtor: Glenmorangie
Características: Envelhecido primeiramente em barricas de Bourbon por 10 anos e depois de Jerez por mais dois anos. Cor castanhoavermelhado, aroma de especiarias e chocolate. Em boca, é encorpado, com toques de passas, nozes, laranja e chocolate.
Estilo: Single Malt
Teor alcoólico: 40%
Produtor: Glen Moray
Características: Envelhecido por 10 anos completamente em barricas de Chardonnay. Cor amarelo-palha, aroma delicado e toques de pera que também estão presentes na boca, além de pêssego e noz moscada no final.
Estilo: Single Malt
Teor alcoólico: 60,7%
Produtor: Glen Moray
Características: Envelhecido por oito anos apenas em barricas por onde passaram vinhos de Chenin Blanc. Cor castanho escura. Encorpado pelo alto teor alcoólico e pela idade. Em boca, leve toque de canela e biscoito amanteigado
+ A maturação do vinho em barricas de whisky