Produtora busca trabalhar com cortiças mais sustentáveis e inovadoras
Redação Publicado em 21/10/2019, às 12h00
Cortiça de vidro é mais sustentável, inovadora e tem menos risco de TCA
A maior produtora de cortiça do mundo, a Amorim, assinou um acordo com o Grupo Preciosa, da República Tcheca, para adquirir 50% de seu negócio de tampas de vidro, a Vinolok, cujas vendas anuais são de cerca de 16 milhões de euros.
+ Como abrir uma garrafa com a rolha quebrada?
+ Qual é o melhor tipo de rolha para garrafa de vinho?
+ Qual a relação entre o TCA e o aroma de mofo nos vinhos?
“A cortiça e o vidro são dois componentes-chave na história do vinho e destilados, e este acordo traz essa parceria histórica para um nível totalmente novo. As perspectivas de tudo o que agora será possível fazer em termos de embalagens premium inovadoras, convenientes, mas sustentáveis, são realmente emocionantes”, afirmou o presidente Antonio Amorim.
Ales Urbanek, CEO da Vinolok, acrescentou: “Toda a equipe da Vinolok está muito entusiasmada em trabalhar com a Amorim para continuar a crescer e desenvolver o negócio, bem como com a possibilidade de continuar a expandir a nossa capacidade. A identidade da Vinolok será reforçada porque agora temos um parceiro industrial que complementará nosso conhecimento e presença no mercado premium de vinhos e destilados”.
Há pouco tempo, a Amorim estendeu sua garantia não detectável de TCA (o famoso bouchonné) às rolhas de vinho espumante. Chamado de NDtech Sparkling, o lançamento seguiu o da rolha de cortiça natural NDtech em 2016 – um sistema de análise da cortiça natural, que testa cada rolha para o TCA. No ano passado, Antonio Amorim disse que sua empresa terá alcançado a erradicação total do TCA em todas as rolhas produzidas até 2020.
+ Empresa lança rolha de espumante com garantia contra TCA
+ 5 maneiras criativas de abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas