Rolha quebrada

Como abrir uma garrafa com a rolha quebrada?

Rolhas de vinhos antigos podem quebrar com mais facilidade


Você prepara um jantar especial para seus amigos. Ao colocar o saca-rolhas na garrafa, puxa o objeto e percebe que um pedaço da rolha quebrou. Não precisa desesperar-se e ficar constrangido com os convidados. É possível contornar essa situação abrir um vinho mesmo com a rolha danificada.

Veja também:

+ Confira o guia prático do vinho

Como abrir um vinho com saca-rolhas?

O que fazer quando a rolha quebra dentro da garrafa?

Em vinhos muito antigos ou então em alguns cujas rolhas estão muito secas (guardar vinhos deitados deixa-as sempre úmidas e menos suscetíveis a quebrar), pode acontecer de elas quebrarem quando você for retirá-las. Se isso acontecer, fique calmo. Tente recolocar o saca-rolhas inclinado, com delicadeza na parte que sobrou (tente fazer um ângulo de mais ou menos 45ºC entre o gargalo e a rolha, com o saca-rolhas) e puxe-a devagar para fora.

Se isso não der resultado, empurre a parte quebrada para dentro da garrafa. Há algumas pinças feitas especificamente para “caçar” a rolha perdida. Se tiver uma, use-a. Se não, uma alternativa é “coar” o vinho para dentro de um decanter ou para outra garrafa esterilizada. Um filtro de café pode ajudar nisso.

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Da redação

Publicado em 16 de Setembro de 2019 às 14:00


Notícias rolha quebrada abrir vinho guia do vinho