Ops!

O que fazer quando a rolha quebra dentro da garrafa?

Como proceder quando a rolha cai dentro da garrafa e fica boiando no vinho


[Colocar Alt]

Assim que você empunha o saca-rolhas, sua performance com ele será observada e questionada pelos colegas. Seguro de si, você tira o lacre, coloca a ponta da espiral no meio da rolha e começa a girar, fazendo com que ela seja inserida. Com ela já colocada (antes de atravessar a rolha), você começa a fazer a alavanca. Tudo parece estar indo perfeitamente bem quando, de repente, você puxa o saca-rolhas para cima e vê que a rolha se quebrou, ficando uma parte no fundo do gargalo.

Essa talvez seja uma das sensações mais embaraçosas para um enófilo: ficar lá, em pé, com uma parte da rolha presa no saca-rolhas e outra na garrafa. O que fazer? Calma, não se desespere e tampouco é preciso se sentir um completo incompetente. Isso pode acontecer com os melhores sommeliers do mundo. Rolhas velhas ou ressecadas podem causar esse transtorno.
A primeira atitude a tomar é – caso o restante da rolha ainda esteja fixa no gargalo – tentar removê-la com delicadeza. Uma alternativa é introduzir cuidadosamente a espiral do saca-rolhas (levemente inclinada) na cortiça e puxá-la suavemente. O mesmo procedimento pode ser feito também com um parafuso (limpo, obviamente), caso a ponta do saca-rolha não seja de todo apropriada para uma operação tão sutil. A opção mais elegante, contudo, é usar um saca-rolhas tipo pinça.

Leia mais:

O TCA e o aroma de mofo nos vinhos

Como abrir um vinho com saca-rolhas?

Como completar o nível de vinho perdido com os anos?

Caso você perceba que a rolha está muito presa, uma alternativa é banhar o gargalo com água quente por cerca de um minuto. Isso fará com que o vidro se expanda e a rolha deslize mais facilmente. Aí, tente pinçá-la.

[Colocar Alt]
[Colocar Alt]

 

 

 

 

 

Caiu no líquido?!

Se depois dessas tentativas ainda assim não houve jeito e os restos da cortiça caíram sobre o líquido, também não é preciso se desesperar. Há situações em que o mais simples é mesmo empurrar a rolha para dentro da garrafa em vez de tentar tirá-la a qualquer custo. Se isso ocorrer, sua primeira ação é: decantar o vinho.

Se o pedaço de cortiça for grande, ao trasfegar o líquido da garrafa para o decanter, você logo poderá pescá-lo. No entanto, se forem pedaços pequenos, você pode usar um coador ou um filtro de café (que não esteja usado, obviamente), ou ainda aqueles panos de ataduras para executar essa operação. Há alternativas mais elegantes no mercado, como funis para vinho (imagem acima à direita) que já possuem filtros.

Ter um “recuperador de rolhas” ou um filtro são as melhores opçaões, mas há outras alternativas

Outra opção, menos trabalhosa, é ter em casa um “recuperador de rolhas”, um instrumento que é inserido pelo gargalo e “pesca” a rolha quebrada (imagem acima à esquerda). Simples e prático, e assim você também não precisa decantar o vinho.

Enfim, se a rolha lhe “trair” novamente dessa forma e seus amigos ficarem questionando suas habilidades de sommelier, não se faça de rogado e mostre a eles que você é capaz de sair de situações “complicadas” com maestria. Eles certamente ficarão impressionados com suas técnicas.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 10 de Abril de 2019 às 18:00


Notícias rolha quebra dicas recuperar o que fazer quando a rolha quebra

Artigo publicado nesta revista