Rolha

Qual é o melhor tipo de rolha para garrafa de vinho?

Cortiça, sintética ou rosca? Existem diferentes opções para a vedação de garrafas de vinho


Rolhas de cortiça continuam a ser consideradas o melhor tipo de vedação para as garrafas de vinho

Não ter rolha de cortiça significa que um vinho é ruim? Absolutamente não. Diversos produtores (inclusive alguns renomados) estão adotando rolhas sintéticas e de rosca para garantir a integridade de seus produtos e também baratear custos.

Até o momento, estudos feitos ainda não dizem se esse tipo de vedação é melhor ou pior do que a tradicional rolha de cortiça para envelhecimento a longo prazo. Contudo, viticultores adeptos dessa nova tendência têm provado constantemente vinhos de mesma idade com os dois tipos de lacre e atestam que os com tampa de rosca preservam melhor seus aromas e sabores do que os com cortiça.

Leia mais:

Confira o guia prático do vinho

A importância da rolha no vinho

Como abrir um vinho com saca-rolhas?

Já os tradicionalistas defendem que o homem ainda não conseguiu sintetizar a perfeição das rolhas de cortiça no que tange a proteger o vinho e ainda permitir uma mínima troca com o ambiente, que favorece a evolução em garrafa dos grandes vinhos. Cientificamente, no entanto, ainda esperaremos mais alguns anos para saber como o envelhecimento é afetado pelas novas rolhas.

Silvia Mascella Rosa

Publicado em 7 de Agosto de 2019 às 17:00


Notícias rolha garrafa de vinho tipos de rolha rolha de cortiça rolha sintética rolha de rosca guia do vinho aprenda sobre vinho