Produtor italiano explica a Nabbiolo por um olhar cinematográfico
André De Fraia Publicado em 06/11/2020, às 16h00
“Cabernet está para John Wayne como a Nebbiolo está para Marcello Mastroianni. Cabernet tem um personalidade forte, aberta, facilmente compreendida e dominadora. Se o Cabernet fosse um homem, ele faria o seu dever toda noite na cama, mas sempre da mesma maneira. Nebbiolo, por outro lado, seria o homem calado na esquina, difícil de entender, mas infinitamente mais complexo”
Angelo Gaja, produtor italiano
Produtor italiano é um dos grandes nomes do vinho mundial. Nasceu em 1940 de uma família de vinicultores e estudou enologia em grandes escolas como o Instituto enológico de Alba na Itália e a Universidade de Montpellier na França.
Famoso por produzir grandes vinhos no Piemonte, possui ainda produção em outros grandes terroirs como Montalcino e Bolgheri.
Em 1989 se passou uma história curiosa, Angelo Gaja esteve próximo de montar uma joint venture em Napa Valley com Robert Mondavi, porém, na última hora ele desistiu e proferiu outra grande frase: "Seria como um mosquito fazendo sexo com um elefante, muito perigoso e não muito prazeroso".
Clique aqui e conheça os rótulos que a ADEGA já degustou de Angelo Gaja e suas pontuações.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui