Rolhas de vinhos antigos podem quebrar com mais facilidade
Redação Publicado em 16/09/2019, às 14h00
Você prepara um jantar especial para seus amigos. Ao colocar o saca-rolhas na garrafa, puxa o objeto e percebe que um pedaço da rolha quebrou. Não precisa desesperar-se e ficar constrangido com os convidados. É possível contornar essa situação abrir um vinho mesmo com a rolha danificada.
+ Confira o guia prático do vinho
+ Como abrir um vinho com saca-rolhas?
+ O que fazer quando a rolha quebra dentro da garrafa?
Em vinhos muito antigos ou então em alguns cujas rolhas estão muito secas (guardar vinhos deitados deixa-as sempre úmidas e menos suscetíveis a quebrar), pode acontecer de elas quebrarem quando você for retirá-las. Se isso acontecer, fique calmo. Tente recolocar o saca-rolhas inclinado, com delicadeza na parte que sobrou (tente fazer um ângulo de mais ou menos 45ºC entre o gargalo e a rolha, com o saca-rolhas) e puxe-a devagar para fora.
Se isso não der resultado, empurre a parte quebrada para dentro da garrafa. Há algumas pinças feitas especificamente para “caçar” a rolha perdida. Se tiver uma, use-a. Se não, uma alternativa é “coar” o vinho para dentro de um decanter ou para outra garrafa esterilizada. Um filtro de café pode ajudar nisso.