Na Itália é a Primitivo, na Califórnia é a Zinfandel e na Croácia ganha outro nome, Tribirag
Redação Publicado em 25/11/2020, às 11h00 - Atualizado às 13h28
Colheita da Primitivo na região italiana da Puglia
A ADEGA já dedicou um grande artigo sobre a variedade Primitivo e Zinfandel na edição 133, clique aqui e confira.
Acredita-se que a casta tenha tido origem na Croácia, onde é conhecida como Crljenak Kaštelanski, ou também Tribirag. De lá, ela foi parar na Itália, especialmente na Puglia, e depois seguido rumo à Califórnia, onde foi chamada de Zinfandel.
A primeira menção na Puglia ocorreu em 1799, e a origem do nome vinha do latim “primativus”, “a primeira a amadurecer”. Antes, porém, a variedade era conhecida como Zagarese, provavelmente variação de Zagreb, capital croata.
Primitivo na Itália, Zinfandel na Califórnia e Crljenak Kaštelanski na Croácia, mesma casta com nomes bem diferentes
Já a etimologia do nome Zinfandel ainda é um mistério, apesar disso, em 1975, a casta foi identificada como idêntica à Primitivo, o que só foi confirmado definitivamente em 1994. Em 2001, em uma busca pelas origens da cepa, viu-se que ela tinha o mesmo DNA das croatas Crljenak Kaštelanski e Tribirag – que teria sido a primeira referência à casta na história.
Com cultivo no Novo e no Velho Mundo, a Primitivo dá vinhos potentes, mas com caráter distinto em cada lugar.
A ADEGA separou duas dicas, um Zinfandel e um Primitivo, confira abaixo:
DELICATO OLD VINE ZINFANDEL 2014 - AD 90 pontos
Delicato Family Vineyards, Califórnia, Estados Unidos. Tinto 100% Zinfandel, com estágio em barricas de carvalho. Cativante e sedutor, esbanja frutas vermelhas e negras seguidas de notas florais, de especiarias doces e de chocolate. Estruturado, redondo e carnudo, tem taninos macios, acidez na medida e final persistente. Álcool 13,5%.
BORGO SAN LEO PRIMITIVO SALENTO 2014 - AD 89 pontos
Borgo San Leo, Puglia, Itália. 100% Primitivo, com breve passagem por carvalho. Carnudo e redondo, é gostoso de beber e fácil de agradar. Tem acidez na medida, muita fruta negra, taninos macios e final sedutor, pedindo mais uma taça. Álcool 13%.
Se quiser conhecer mais vinhos com essa casta clique aqui e confira os melhores Zinfandels que a ADEGA já degustou e aqui para os melhores Primitivos.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui