Decantando o Futuro: evento realizado em Harvard discutiu a tecnologia aplicada ao vinho

A Universidade de Harvard realizou um evento, Decantando o Futuro, onde discutiu a tecnologia e a IA aplicada ao vinho

Sílvia Mascella Publicado em 27/06/2024, às 08h00

Jeffery Meisel, vice-presidente da Constellation Brands palestrou sobre a utilização de dados para fidelização de clientes - (c)HDSR

No último dia 13 de junho, no campus da cidade de Boston nos EUA, a Universidade de Harvard celebrou o quinto aniversário da “Harvard Data Science Review” com o evento ‘Vine to Mind -Decantando o Futuro do Vinho com Data Science e Inteligência Artificial’.

O evento, realizado em parceria com o ‘Journal of Wine Economics’ reuniu grandes personalidades do mundo do vinho, mentes pioneiras em pesquisa científica, econômica e enologia em um simpósio que tinha por objetivo analisar a combinação entre as tradições enológicas e o dinamismo da tecnologia contemporânea do Data Science e desenhar propostas colaborativas para o futuro da vitivinicultura utilizando as informações e dados disponíveis.

LEIA TAMBÉM: Língua eletrônica detecta defeitos em vinhos em tempo recorde

Entre os presentes que palestraram estavam Saskia de Rothschild, diretora geral do Château Lafite Rothschild, Micheal Silacci, enólogo da Opus One, Laura Catena, Diretora Geral da Bodega Catena, Jeffery Meisel, Vice-Presidente da Constellation Brands, Pierre-Yves Calloc’h, Chefe de mídias digitais da Pernod Ricard, Elisabeth Forrestel, Professora de Vitivultura e Enologia da Universidade da California Davis e Bradley Richard, Professor de Economia Aplicada e Administração da Universidade de Cornell.

Simpósio em Harvard discutiu a utilização de Data Science e Inteligência Artificial no mundo do vinho

 

O fundador e editor-chefe do Harvard Data Science Review, uma plataforma global de informações científicas, Xiao-Li Meng abriu o evento com a diretora de Data Science de Harvard, Francesca Dominici, com um painel que discutiu a economia do vinho guiada pelo Data Science e potencializada pela inteligência artificial, analisando como os produtores e distribuidores de vinhos podem fazer uso da riqueza dos dados atualmente disponíveis para obterem um profundo conhecimento do comportamento e das preferências dos consumidores, para aplicarem assim políticas de vendas mais efetivas.

LEIA TAMBÉM: Champagne Telmont vai utilizar garrafas de diferentes cores a caminho da sustentabilidade

Outra parte relevante do simpósio discutiu as mudanças climáticas e a utilização dos dados científicos como uma bússola para guiar a evolução da viticultura. Marco Simonit, expert italiano em vinhedos e poda, consultor de vinícolas como Château d’Yquem, Château Latour, Château Angelus, palestrou no evento afirmando que há poucas décadas se acreditava que as mudanças climáticas eram um problema para as próximas gerações, mas que os dados mostraram que ela está aqui e precisa ser enfrentada com a ciência e a tecnologia. Sobre esse assunto também falou a CEO do Château Lafite Rothschild, Saskia de Rothschild e Catharine Kidman, da Penfolds da Austrália, mostrando como a empresa utiliza os dados científicos para tomar decisões de plantio de de adaptação dos vinhedos às mudanças climáticas. Laura Catena afirmou numa rede social, ao final do evento onde participou com panelista, que além de ter sido muito divertido, ela aprendeu muitas coisas novas.

 

Vinho Mudanças climáticas Penfolds Tecnologia Laura Catena Harvard IA fidelização simpósio data science