Estudo revela que uma taça de vinho com a refeição pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2
Silvia Mascella Rosa Publicado em 07/03/2022, às 16h00 - Atualizado em 14/11/2022, às 11h10
Apenas alguns dias depois da disputa que ocorreu no Parlamento Europeu sobre a intenção de alguns legisladores de colocar nos rótulos dos vinhos que a bebida pode causar câncer (o que foi considerado improcedente pelo Parlamento), os resultados de uma nova pesquisa apontam que o consumo moderado de vinho durantea refeição pode diminuir o risco de as pessoas desenvolverem diabetes tipo 2.
A pesquisa foi apresentada na conferência da American Heart Association, pelo autor do estudo Hao Ma, do Centro de Pesquisa em Obesidade da Universidade de Tulane de Nova Orleans. Foram analisados mais de 300 mil britânicos adultos que se declaram consumidores moderados de álcool, através de informações contidas no banco de dados biológicos do Reino Unido.
Em entrevista o autor declarou que os pesquisadores estão cientes de que o consumo de álcool é uma faca de dois gumes, pela capacidade desse composto químico de causar tanto bem quanto mal, dependendo de como é consumido. No entanto, afirma o pesquisador, poucos estudos ainda se concentraram em outros detalhes, como o momento em que a bebida alcoólica é consumida.
O estudo acompanhou os britânicos por quase 11 anos de descobriu que entre os 300 mil pesquisados, 8.600 pacientes desenvolveram diabetes tipo 2. No entanto, o pesquisador revelou que o risco da doença foi 14% menor entre aqueles que bebiam bebidas alcóolicas com as refeições e ainda menor entre aqueles que escolheram o vinho.