O Notte Rossa Primitivo di Manduria 2019 traz a as virtudes da casta em primeiro plano, com força e equilíbrio
André De Fraia Publicado em 02/08/2021, às 13h00
O Notte Rossa Primitivo di Manduria é feito no coração da região produtora
A região da Puglia – o salto da bota na Itália – é famosa por alguns vinhos, sendo o Primitivo di Manduria um dos grandes destaques.
O vinho recebeu o título de Denominação de Origem Controlada em 1974 e pela regra deve ter pelo menos 85% da Primitivo, casta que tem uma história singular com a confusão envolvendo a “californiana” Zinfandel.
Vinhedos da vinícola San Marzano na Puglia
O mais interessante é que nessa briga entre italianos e californianos o grande vencedor é o vinho croata, verdadeira origem da uva.
A San Marzano, produtora do Notte Rossa Primitivo di Manduria 2019, está localizada na cidade homônima de San Marzano, no coração da região produtora de Primitivo di Manduria e busca trazer uma versão moderna desse clássico milenar – afinal, a Primitivo chegou por lá muito provavelmente com os gregos, antes da era romana!
O Notte Rossa Primitivo di Manduria 2019 é um vinho que traz as virtudes da casta em primeiro plano. Com apenas um pequeno estágio em madeira o destaque fica para as frutas maduras e suculentas, típica da Primitivo, especialmente destacado na região da Puglia.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui