A Salton fará o projeto em parceria com a Universidade de Caxias do Sul
André De Fraia Publicado em 10/02/2021, às 17h00
Sede da vinícola Salton em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha
A vinícola Salton, localizada em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha, firmou um projeto com a Universidade de Caxias do Sul para se tornar carbono neutra até 2030. A ideia da empresa é ser a referência em sustentabilidade entre as vinícolas nacionais.
“Ao longo de 110 anos a Salton recebeu muito da comunidade, muita confiança, então tem um peso sobre uma empresa centenária em retribuir essa confiança. E a questão social e ambiental sempre tem que ser considerada nessa balança que envolve questões econômicas e produtivas. É assim que a gente imagina uma empresa sustentável, com práticas que sejam efetivas”, disse o Diretor-presidente da Salton, Maurício Salton.
O projeto feito pela Universidade de Caxias do Sul foi dividido em três partes. Primeiro será feito um inventário da emissão dos gases que provocam o efeito estufa em todo processo produtivo para depois poder tomar ações de neutraliza-lo, segundo será avaliado o ciclo de vida dos produtos da vinícola, visando a reutilização das garrafas e por último será feito um estudo para viabilizar a geração de energia a partir dos resíduos vitivinícolas.
A Salton já deu um passo em direção a um cultivo mais sustentável quando em 2020 criou seu Núcleo de inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, que visa melhorar as práticas de cultivo e manejo de resíduos de acordo com a cultura de sustentabilidade. O projeto que coloca agora em prática é mais ambicioso e possibilitará, a médio prazo, que a empresa esteja na vanguarda da produção sustentável quando se trata de vinhos.
Quer conhecer mais sobre a vinícola? Clique aqui e veja os vinhos da Salton que a ADEGA já degustou com resenhas e notas.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui