Escola do vinho

O que é o Resveratrol e quais são seus benefícios

Como o Resveratrol, uma substância de defesa das plantas, pode mudar o seu jeito de ver o vinho

por André De Fraia

Tecnicamente, o resveratrol é um polifenol com propriedades que ajudam as plantas a se manter saudável. Ele é produzido em diversas situações estressantes, seja por fatores climáticos ou por um ataque de fungos, por exemplo.

Porém, o que chamou a atenção dos pesquisadores é sua propriedade antioxidante, ou seja, a capacidade de inibir a oxidação de moléculas e tecidos. Quando uma célula passa por um processo de oxidação, ela libera radicais livres que iniciam uma reação em cadeia e podem causar a morte celular. Os antioxidantes agem impedindo essa oxidação e mantendo a célula saudável.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

O resveratrol é especial para os amantes do vinho, uma vez que está ricamente presente nas cascas das uvas tintas e, em menor quantidade, nas sementes das uvas. No vinho, ele é responsável por trazer alguma complexidade aromática e ajudar na adstringência, mas onde o resveratrol se destaca de verdade é na área da saúde.

Inúmeros estudos apontam os efeitos do resveratrol no organismo humano. A ADEGA lista alguns deles abaixo:

  • Ação anti-inflamatória: como nas plantas; o resveratrol ataca a inflamação, ajudando a combater organismos externos e atuando na recuperação celular.
  • Combate à aterosclerose: o resveratrol evita a oxidação do colesterol LDL, conhecido como o colesterol mau, diminuindo a possibilidade de entupimento das veias e artérias. O resveratrol é apontado ainda como um estimulador da produção de uma enzima vasodilatadora, chamada endotelina, contribuindo para a regularização da pressão sanguínea.
  • Prevenção ao câncer: evita que células cancerígenas se proliferem e se espalhem, ativando a apoptose celular, ou morte celular programada.
  • Redução do risco de Alzheimer: previne a formação no cérebro das chamadas placas de Alzheimer, apontadas como principal causa para o surgimento da doença.
  • Aumento da produção de insulina: ajuda a prevenir a diabetes.
  • Proteção contra os efeitos do envelhecimento e da obesidade.
  • O resveratrol aumentou a expectativa de vida de leveduras, peixes e moscas em estudos. O motivo é a ativação do gene Sir2, responsável pela produção de uma enzima chamada sirtuína, que está ligada ao envelhecimento.

LEIA TAMBÉM: Cápsulas de resveratrol não superam um copo de vinho

Novas pesquisas trazem mais efeitos das benesses do resveratrol para a saúde muscular, da pele e até de cabelos. Tudo indica que os benefícios, quando se consome pequenas quantidades de vinho tinto e, consequentemente, de resveratrol, não pararão por aqui.

palavras chave

Notícias relacionadas