15.jan - Uvas chegam à Salton

15 milhões de quilos de uvas chegam à Salton

por Redação

A vinícola Salton já está recebendo desde o dia 13 de janeiro as primeiras uvas da safra 2009 em sua sede, em Bento Gonçalves. A expectativa é de que, até o final de março, já tenham sido entregues 15 milhões de quilos de uvas que serão utilizadas na vinificação de suco, vinhos e espumantes.

Com elas, há esperança de que a safra seja de alta qualidade. "O clima foi chuvoso na primavera, mas não chegou a prejudicar as variedades. As viníferas brancas floresceram antes das chuvas e as tintas depois desse período. Por isso, esperamos uma excelente safra", afirma o engenheiro agrônomo Agliberto Bianchi, responsável pela coordenação da safra.

Só para a fabricação de seus espumantes, espera-se que a Salton receba um total de 7 milhões de quilos de uvas brancas. Entre elas estão Chardonnay, Prosecco, Riesling Itálico e Pinot Noir.

O investimento da vinícola nas uvas destinadas a espumantes tem sido cada vez mais expressivo devido ao aumento da demanda do produto no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no ano passado o espumante nacional superou os importados conquistando 80% das vendas e registrando um salto de 4,25 milhões de litros em 2002 para 8,035 milhões de litros até novembro.

palavras chave

Notícias relacionadas