Vinho 22.Set - Época de colheita

"2010 será outro grande ano para Bordeaux", diz especialista

por Redação

Château Laroze: "será que teremos dois anos consecutivos de ótimas colheitas?"
A maioria das regiões da icônica Bordeaux está esperando até a próxima semana para iniciar a campanha da safra 2010. No entanto, alguns chateaux começaram, ou estão prestes a começar, a colheita de Merlots e de algumas uvas de vinhas mais novas.

Em Médoc, Paul Pontallier do Château Margaux espera começar a sua campanha nesta sexta-feira (24). Já o Chateau Haut Bergey, em Pessac-Léognan, começou a colheita de seus Merlots mais novos nesta segunda (20).

Em Saint-Émilion, os vinicultores falam em uma safra "pequena mais muito boa". Guy Meslin, do Château Laroze, que irá começar a sua campanha na próxima segunda-feira (27), está muito positivo sobre a produção deste ano: "Eu posso dizer, honestamente, que a qualidade parece estar melhor do que a de 2009. Será que teremos dois anos consecutivos de ótimas colheitas, como em 1989 e 1990?".

Meslin ainda disse ao site decanter.com que, durante o mês de julho, a chuva foi escassa em Saint-Émilion, muito menor do que o esperado: um total de 16 milímetros, ao invés dos usuais 52mm. "Nós mesmos tivemos que regar nossas vinhas mais jovens. No final do mês, nós tínhamos um déficit acumulativo de 140 mm", conta.

O efeito da falta de chuva geraria frutos com cascas grossas e ricos em polifenól, como no ano passado. No entanto, as uvas da safra 2010 serão menores e mais concentradas, além de possuírem uma maior acidez, por causa das noites frias.

Segundo David Pernay, enólogo e consultor de diversas propriedades de Bordeaux, o coulure afetou a quantidade de Merlot, mas não sua qualidade. "Eu percebi que, em toda Bordeaux, os Merlot estão mais saborosos e com uma acidez melhor".

O especialista, no entanto, destaca que, depois do sucesso da safra 2009, teria sido economicamente melhor para a região ter uma produção "apenas boa" este ano."Mas a natureza teve outros planos e a estimativa é de que 2010 será um dos grandes anos de Bordeaux", afirmou.  

ESPECIAL: Nova ordem na corte de Saint-Emilion - Conheça a mais recente classificação dos vinhos da sub-região de Bordeaux que provocou a alegria de alguns produtores e a insatisfação de outros

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Diana Krall pediu 20 garrafas de vinho em seu camarim no Rio de Janeiro

+ Designer norte-americano lança rolha para enófilos distraídos

+ Bilionário gasta R$ 4,5 milhões em champanhe e quebra recorde mundial

+ Após sofrer terremoto, cidade da Nova Zelândia sediará eventos do vinho

+ Napa Valley adota medidas para combater praga durante colheita

palavras chave

Notícias relacionadas