A região argentina possui mais de 39 mil hectares de vinhedos de Malbec e oferece centenas de experiências ao redor da uva
por Paula Daidone
Mendoza é a Capital Internacional do Vinho e a casa da Malbec. Aos pés da Cordilheira, possui 147 mil hectares de vinhas, sendo 39 mil dedicadas à Malbec. A região do Vale do Uco é a que concentra a maior quantidade de vinhedos da variedade, 16 mil hectares, o que representa 35% de toda a Malbec cultivada na Argentina.
Visitar Mendoza é fazer uma imersão na variedade. A região possui cerca de 1200 vinícolas, a grande maioria aberta para visitação. As bodegas oferecem atividades para você criar uma conexão com o vinho e se apaixonar ainda mais por essa fascinante casta.
Confira seis vinícolas para visitar em Mendoza e mergulhar na Malbec.
Bodegas López
Opção ideal para quem está começando a dar os primeiros passos no mundo do vinho. A vinícola tem fácil acesso, é possível chegar de metrô do centro de Mendoza, e a visitação é gratuita. O tour engloba todos os pontos necessários para conhecer o funcionamento de uma vinícola. O passeio termina com a degustação de um vinho branco e outro tinto, dentro da cave de barris. O tiquete (mesmo o gratuito) dá acesso ao museu que conta a história do vinho na Argentina com imagens e máquinas utilizadas antigamente. A visita acontece diariamente, com reserva antecipada.
Antigal Winery & Estates
A bodega oferece uma experiência muito marcante para quem está se apaixonando pelo mundo dos vinhos: degustação dentro de um enorme tanque de fermentação. A Antigal restaurou tanques de cimento de 1897 e os transformou em salas privativas decoradas. O espaço é bem único e cria uma atmosfera super especial. O tour começa nos vinhedos e depois segue para as instalações da adega e termina com a degustação. As visitas acontecem de segunda a sábado, com reserva antecipada.
Trapiche
A Trapiche mescla atividades bem focadas no vinho com opções mais leves. A vinícola possui quatro opções de degustação e uma Masterclass sobre harmonização. Caso não deseje reservar uma atividade, é possível curtir o espaço em que a bodega está instalada. O complexo possui loja com vinhos em taça, restaurante com menu em passos e um simpático wine bar dentro de um antigo vagão de trem, como vinho tirado da torneira e drinks com vinho. As degustações acontecem diariamente e é preciso reserva antecipada.
Viña Cobos
Do aclamado enólogo Paul Hobbs, tudo na Viña Cobos gira em torno do vinho. A vinícola oferece apenas duas degustações, com foco total nos vinhos. A visita acontece de segunda a sexta-feira, e se resume a um tour pela adega, seguido da degustação de cinco rótulos. Como não há nenhuma atração além da degustação, é uma excelente opção para quem quer realmente viver o vinho, conhecer em detalhes as criações de Hobbs e ter a oportunidade de estar onde um dos maiores enólogos do mundo trabalha.
Susana Balbo
A bodega de Susana Balbo, primeira mulher enóloga da Argentina, oferece oito degustações, cada uma com um tema, incluindo uma exclusiva de vinhos brancos e rosés, uma de suas especialidades. Todas as atividades passam pelas instalações da adega, englobando a sala de barricas, que possui uma impressionante variedade de recipientes para estágio e fermentação. O espaço possui um restaurante com menu de passos. A bodega funciona de segunda a domingo, apenas com hora marcada.
Zuccardi
Durante a visita à Zuccardi Piedra Infinita é possível perceber os detalhes que a levam colecionar feitos tão marcantes no mundo do vinho, como ser reconhecida três vezes com 100 pontos Robert Parker e ser eleita três vezes a melhor vinícola do mundo. O tour percorre os vinhedos, uma imponente sala de fermentação de concreto e termina com uma degustação. A bodega possui um concorrido restaurante, com menu em quatro etapas. Todas as atividades precisam de reserva antecipada.