Vinho - 21.Jan - A seco

60 anos depois, Poe comemora aniversário sem conhaque e rosas

por Redação

Todo ano, no aniversário de nascimento do célebre contista e poeta norte-americano Edgar Allan Poe, misteriosamente rosas e uma garrafa de conhaque são depositados rosas sobre a sepultura do célebre escritor. Na última terça-feira, contudo, primeira vez em pelo menos 60 anos esta tradicional homenagem não se cumpriu, de acordo com um membro da Poe Society, organização formada por 380 admiradores de Poe.

"Ele não veio esta manhã", reportou Jeffrey Savoye, secretário e tesoureiro da Poe Society. "Geralmente ele vem entre meia-noite e cinco horas da manhã". As Tais visitas ao pequeno cemitério em Baltimore (no estado de Maryland), em 19 de janeiro, acontecem pelo menos desde 1949, disse Savoye, à agência AFP, ressaltando que este ano marcou o centenário da morte de Poe.

Retrato do escritor Edgar Allan Poe, por David Gough
"Tanto quanto sei, o ritual foi realizado a cada ano, exceto este ano", observou o secretário da Poe Society, disse Savoye, um dos cinquenta desapontados que passaram a noite no cemitério. "O visitante pode ter dispensado a tradição, pois é cada vez mais difícil entrar discretamente no cemitério ao redor da igreja, enquanto uma pequena multidão de pessoas esperava para ver o ritual, agora famoso", especulou.

Famoso por seu gosto por conhaques, Poe era, também, um apreciador de vinhos, principalmente, os vinhos fortificados - versão mais alcoólica da bebida, feita a partir de injeção de aguardente vínica -, que se assemelham bastante ao conhaque.

Apreço esse pela bebida que se expressa na obra do "Corvo" (Raven) - como era conhecido Poe -, em obras como O Barril de Amontillado, conto em que Fortunato, o antagonista da personagem principal, é um especialista em vinhos e apreciador de fortificados, como o próprio Amontillado e Jerez, dois tradicionais vinhos espanhóis.   

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O melhor vinho do dia: Ao Festival de Verão de Salvador

+ Vinho Verde cresce e já representa 40% do total de vendas de Portugal
+ Alemanha consumiu mais vinho estrangeiro em 2009

+ O Melhor Vinho do dia: Luz nos próximos anos
+ Suco de uva brasileiro já tem mercados-alvo escolhidos

palavras chave

Notícias relacionadas