• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • A ampulheta alada

    Tradicional marca de relógios Longines criou seu mito em torno das maiores competições esportivas do mundo

    por Fabiana Pires

    O ano é 1960. É o jogo final da World Series (como é chamada a decisão da liga principal de beisebol dos Estados Unidos): Pittsburgh Pirates contra os lendários Yankees, de Nova York. O jogo está empatado e as torcidas dos respectivos times tensas. Ralph Terry, arremessador da equipe nova-iorquina lança para o rebatedor dos Pirates, Bill Mazeroski, que erra a bola. Primeiro strike.

    O estádio começa a se agitar. Ralph joga mais uma vez. A torcida prende a respiração. Em poucos milésimos, a bola está voando sobre a cabeça dos jogadores e se chocando contra o logotipo do grande relógio Longines, que marca o tempo do jogo. Ampulheta e bola aladas. Os Pirates vencem a partida. Esta cena constitui um dos home runs mais dramáticos da história do beisebol. Uma das maiores e melhores “propagandas” da história da marca.

    Tradição e ciência. Pode-se dizer que o sucesso da Longines no mundo esportivo se deve em grande parte a essa união. Desde seu início, a marca apostou em melhorias através da tecnologia. Esse empenho em tornar cada vez mais precisa a marcação do tempo garantiu seu posto como a cronometrista oficial de vários eventos internacionais de grande importância, como o Aberto da França de tênis, em Roland Garros, a Copa do Mundo de esqui alpino e a Copa Melbourne de hipismo, por exemplo.

    A marca obviamente também está vinculada às corridas de carro e à aviação, como a famosa travessia do Atlântico feita por Charles Lindbergh em 1927 – que foi cronometrada com equipamento Longines. Mais tarde, o piloto ajudou a marca a construir um relógio de pulso que ajudava os aviadores a determinar a longitude durante voos longos.

    “Elegância é uma Atitude”

    O último slogan da Longines reflete a dedicação da marca em unir o útil ao agradável, ou seja, o eficaz ao elegante. Desde a sua criação, uma de suas grandes características é a busca por inovações, sem perder o refino de um relógio suíço com tradição de mais de um século.Colecionadora de prêmios mundiais de elegância de design, já teve celebridades como Humphrey Bogart e Audrey Hepburn nomeadas “embaixadores de elegância” da marca. Esse é um prêmio concedido a personalidades que refletem a postura refinada que só uma relojoaria de luxo, como a Longines, poderia ter. Se elegância é uma atitude, nada mais certo do que nomear o casal Andre Agassi e Steffi Graf, dois dos maiores tenistas de todos os tempos, como atuais embaixadores da marca.

    #Q#


    Longines já esteve no pulso de celebridades como Charles Lindbergh, Humphrey Bogart e Audrey Hepburn. Hoje Andre Agassi e Steffi Graf, entre outros famosos, são embaixadores da marca

    História

    O primeiro nome da empresa foi Comptoir Raiguel Jeune & Cie. Construída em 1832 por Auguste Agassiz, Florian Morel e Henri Raiguel, a atual sede da Longines nada mais era do que uma pequena oficina relojoeira, localizada na pacata cidade suíça de Saint Imier.

    Não se sabe se seus criadores algum dia tiveram a ambição de criar uma das mais conhecidas e prestigiadas marcas de relógio do mundo. Essa mudança ocorreu, entretanto, quando o sobrinho de Agassiz, Ernest Francillon entrou nos negócios do tio em 1864. Até então, a confecção das peças era feita de maneira informal, muitas vezes nas casas dos próprios relojoeiros.

    Apenas dois anos depois de entrar na empresa, Francillon revolucionou ao montar uma fábrica para a manufatura dos aparelhos, tornando a produção mais eficiente. A área escolhida para a construção era conhecida por seus habitantes como Les Longines, que no dialeto local significa campos longos e estreitos. A homenagem a essa primeira grande atuação na oficina do tio viria anos mais tarde, quando Francillon, já presidente da empresa, patenteou sua renomada marca com o nome que caracteriza a região.

    Seu primeiro relógio foi montado em 1867. Nele, foi gravado pela primeira vez o desenho de uma pequena ampulheta com asas, símbolo que em pouco tempo se tornaria imortal. Batizado L20A, o modelo era inovador para a época, pois seus movimentos de alavanca e corda eram feitos através de uma única coroa.

    Essa inovação conferiu ao seu criador uma medalha de bronze na exposição do mesmo ano em Paris. Esta seria a primeira de muitas medalhas que a marca de Francillon ganharia ao longo do tempo. Atualmente, a Longines mantém um recorde de 28 medalhas de ouro, nunca atingido por nenhum outro fabricante de relógios.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    O gambero rosso é um camarão de grande porte, de coloração vermelho-púrpura, encontrado em águas profundas do Atlântico, Índico e Pacífico

    O que é gambero rosso e como harmonizar com Riesling e rosé

    Projeto do dinamarquês Jorn Utzon venceu o concurso para construir a casa de ópera de Sydney, local que se tornaria símbolo da Austrália - IA

    A Ópera de Sydney e sua transformação em ícone global

    Descubra o significado dos símbolos nas facas Laguiole

    Laguiole: a história do abridor de vinhos preferido pelos sommeliers

    Cerca de 200 gramas de mozzarella di búfala equivalem a uma picanha

    Por que a mozzarella di búfala é valorizada na culinária mediterrânea

    Um dos mais badalados de Las Vegas e também do mundo, o Hotel Bellagio demorou cinco anos para ficar pronto, com gastos de US$ 1,6 bilhão

    Hotel Bellagio: Onde luxo, vinho e gastronomia se encontram em Las Vegas

    Imagem O cavalo mais desejado

    O cavalo mais desejado

    Você pagaria R$ 37.138,85 por uma garrafa de vinho? - Divulgação

    Os vinhos mais caros do mundo

    Imagem Oásis da metrópole

    Oásis da metrópole

    Imagem Adore

    Adore

    Imagem 100 anos de Belle Époque

    100 anos de Belle Époque

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Opus One processa fornecedor por contaminação
    1

    Opus One processa fornecedor por contaminação

    Os melhores vinhos de 2019
    2

    Os melhores vinhos de 2019

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?
    3

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?

    Garrafa de vinho do Porto quebra recorde de preço
    4

    Garrafa de vinho do Porto quebra recorde de preço

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos
    5

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group