Revista ADEGA
Busca

11.fev - A Espanha é o produtor de vinhos

A Espanha é o produtor de vinhos mais competitivo no mundo



Vinflhor, uma organização francesa do vinho, frutas e legumes, estabeleceu que a Espanha é o mais competitivo produtor de vinho do mundo entre os 15 analisados, segundo a última edição da revista Meiningers.


A Viniflhor prepara um relatório sobre fatores competitivos no setor vitivinícola internacional desde 1998. O relatório identifica o desempenho nos 15 principais países produtores em todas seis áreas de competência: o potencial produtivo do solo e condições climáticas nas vinhas, a capacidade dos produtores e comerciantes de conquistar mercados estrangeiros, o saldo da procura, a organização dos profissionais e do apoio público para ela e, finalmente, o ambiente macroeconômico.


Segundo a revista, que traz o último relatório da Vinflhor, a Espanha lidera todas as categorias. O país tem a maior vinha do mundo, e a sua reestruturação nos últimos anos têm melhorado sua competitividade. Seus rendimentos médios aumentaram nos últimos 10 anos de 26 a 34 hectolitros por hectare. Os espanhóis viticultores e os comerciantes têm se adaptado às mudanças do mercado, reforçando a posição como um exportador.


A Itália ficou classificada em segundo lugar, e em terceiro França, seguida pelos Estados Unidos na quarta colocação.

Leia mais sobre os vinhos espanhóis em:

+ Pronta para a descoberta
+ A catedral do vinho

Redação
Publicado em 11/02/2009, às 12h47 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias