• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • A tradição do luxo inglês

    por Fernando Roveri

    Kate Moss: o rosto da marca

    O peso da tradição, sempre a valorizar hábitos, costumes e marcas que prezam o clássico, é uma característica indiscutível dos britânicos. A Burberry está inserida nesse contexto, e o que é melhor, atravessou décadas e hoje continua a ser sinônimo de bom gosto e tradição com seu indefectível xadrez.

    A empresa tem início em 1856, quando o jovem Thomas Burberry abriu sua primeira loja em Hampshire. Um dia, ao perceber que pastores e fazendeiros locais usavam aventais de linho, frescos no verão e quentes no inverno, ele tentou aplicar os mesmos princípios em outras roupas. Em 1879, Burberry desenvolveu um tecido à prova d’água cujo fio passava por um processo antes da tecelagem, em uma fórmula secreta criada por ele. O material, muito resistente, era ao mesmo tempo fresco e respirável. Nasceu, dessa forma, o “gabardine”, registrado como marca.

    #R#

    Na virada do século, surgiu a primeira capa de chuva em gabardine da Burberry. Pelo seu design diferenciado das outras roupas, foi chamado de The Slip-on, disponível em cinco categorias baseadas nas variações de peso: Airylight, Duble-weave, Karoo, Wait-a-bit e Tropical. Com o surgimento do automóvel, Thomas Burberry criou longos casacos. Os masculinos foram criados de forma que pudessem ser colocados em volta das pernas para proteger contra o frio em viagens longas. Em 1901, ele desenhou a capa de chuva que se tornou um estilo usual para oficiais, o Trench Coat, adaptado para incluir a dragona, cintos e fivelas.

    A partir daí, as roupas da Burberry começaram a ser cada vez mais utilizadas, e marcou presença em fatos históricos da humanidade. O explorador norueguês Roald Amundsen, quando foi ao Pólo Sul, escolheu as roupas da Burberry, e as elogiou em uma carta: “Prezados senhores, meus profundos agradecimentos, o macacão da Burberry foi feito para uso extensivo durante a jornada de trenó ao Pólo e demonstrou de fato ser um autêntico companheiro”.

    Após esse fato, aviadores e balonistas escolheram a Burberry como marca obrigatória. O capitão Sir John William Alcock e o tenente Arthur Whitten Brown usaram o kit da Burberry quando se tornaram os primeiros homens a voar sobre o Atlântico, em 1919. Em carta ao criador da marca, Sir. John disse: “Eu estou escrevendo para lhe dizer o quanto a Burberry demonstrou ser satisfatória com o que eu pedi para o vôo do Atlântico. Ainda que em contínua neblina, chuva ou granizo, eu me mantive aquecido, seco e o mais confortável possível sob essas condições”.

    O xadrez que era moda na década de 60, continua elegante no século XXI

    O Xadrez como marca registrada
    O famoso xadrez da Burberry foi, primeiramente, introduzido como forro para as capas de chuva produzidas em 1924. O xadrez bege, preto, vermelho e branco saiu dos forros e passou a ser utilizado em outras peças, tornando-se um sinônimo internacional da marca. A partir dos anos 50 e 60, o Trench Coat da Burberry foi usado por ícones do cinema em clássicos absolutos: vestiu Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em Casablanca; Audrey Hepburn no incrível figurino de Bonequinha de Luxo; e Peter Sellers nos filmes da Pantera Corde- Rosa.

    Nos anos 90, a marca precisou se atualizar para competir com outras grandes grifes mundiais. Em 1997, o grupo Great Universal Stores, que detém a maior parte das ações da Burberry, convidou a americana Rose Marie Bravo, presidente da loja de departamentos Saks Fifth Avenue, para ser a executiva-chefe da marca. Ela procurou o que havia de mais sofisticado no mercado, contratou o conceituado fotógrafo Mario Testino para cuidar das campanhas publicitárias e recrutou Kate Moss para ser o rosto da marca. Foi um sucesso. A grife, sempre fincada na tradição, ganhou ares de modernidade e sofisticação, numa perfeita sintonia entre o tradicional e o casual.

    Em 2001, o talentoso Christopher Bailey assumiu a função de Diretor Criativo da Burberry. O estilista já havia trabalhado com as grifes Gucci, Donna Karan e Tom Ford e, na tradicional marca inglesa, criou acessórios modernos e estilosos. Em 2006, a Burberry comemorou 150 anos e, para comemorar a data, a marca fez um suntuoso desfile em Milão com uma de suas melhores coleções. Uma prova de que o clássico, quando atualizado, se mantém atemporal.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    O gambero rosso é um camarão de grande porte, de coloração vermelho-púrpura, encontrado em águas profundas do Atlântico, Índico e Pacífico

    O que é gambero rosso e como harmonizar com Riesling e rosé

    Projeto do dinamarquês Jorn Utzon venceu o concurso para construir a casa de ópera de Sydney, local que se tornaria símbolo da Austrália - IA

    A Ópera de Sydney e sua transformação em ícone global

    Descubra o significado dos símbolos nas facas Laguiole

    Laguiole: a história do abridor de vinhos preferido pelos sommeliers

    Cerca de 200 gramas de mozzarella di búfala equivalem a uma picanha

    Por que a mozzarella di búfala é valorizada na culinária mediterrânea

    Um dos mais badalados de Las Vegas e também do mundo, o Hotel Bellagio demorou cinco anos para ficar pronto, com gastos de US$ 1,6 bilhão

    Hotel Bellagio: Onde luxo, vinho e gastronomia se encontram em Las Vegas

    Imagem O cavalo mais desejado

    O cavalo mais desejado

    Você pagaria R$ 37.138,85 por uma garrafa de vinho? - Divulgação

    Os vinhos mais caros do mundo

    Imagem Oásis da metrópole

    Oásis da metrópole

    Imagem Adore

    Adore

    Imagem 100 anos de Belle Époque

    100 anos de Belle Époque

    Tour pela França

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Gigante do vinho registra prejuízo e suspende dividendos
    1

    Gigante do vinho registra prejuízo e suspende dividendos

    Châteaux de Bordeaux na tela
    2

    Châteaux de Bordeaux na tela

    Vinhos para acompanhar 10 receitas de bacalhau
    3

    Vinhos para acompanhar 10 receitas de bacalhau

    Comprando sonho
    4

    Comprando sonho

    Leilão em Sonoma bate valor recorde
    5

    Leilão em Sonoma bate valor recorde

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group