Revista ADEGA
Busca

06.mar - ABE promove Curso de Degustação de Uvas

ABE promove Curso de Degustação de Uvas


Com a finalidade de avaliar a qualidade enológica da fruta, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), em parceria com a empresa Ever Intec, irá promover o Curso de Degustação de Uvas. O curso será realizado no dia 17 de março, no auditório Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, a partir das 13h30min.

Ele será destinado a enólogos, viticultores, executivos de vendas, engenheiros agrônomos e técnicos-agrícolas e ministrado por Giuliano Boni, sócio da Vinidea Itália, onde é o responsável pelo setor de Formação.

O programa inclui temas como descritores a utilizar na análise sensorial da uva; apresentação da metodologia de análise sensorial; cronologia de avaliação; avaliação quantitativa dos descritores; ficha analítica (para estudos experimentais) e sintética (para utilização prática) e sessão prática de análise sensorial de três amostras de uvas.

Serão avaliadas uvas tintas e brancas de mesmas variedades em diversos estágios de maturação. A avaliação será feita a partir de um método desenvolvido pelo ICV (Institut Coopératif du Vin, Montpellier), que permite uma análise sensorial das uvas, complementar a análise físico-química. O método também permite avaliar as características do desenvolvimento da baga da uva o seu equilíbrio em ácidos, o potencial aromático e a quantidade e qualidade dos polifenóis, assim como a sua localização, além de diversos outros aspectos.  

ABE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA
Tel.: (54) 3452-6289
Site: www.enologia.org.br

Redação
Publicado em 06/03/2009, às 12h04 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias