Vinho - 20.Dez - Negócios

Aberto em São Paulo primeiro fundo de investimento em vinhos do Brasil

por Redação

Não é novidade para os entendedores de vinho que a tradicional bebida, mais que um brinde às sensações, é um ótimo investimento, com poder de valorização superior a commodities, como o petróleo e o minério de ferro, que sustentam boa parte da economia.

Os gundadores do Bordeaux Wine Fund Multimercado
Mesmo assim, até poucos dias atrás, não havia no Brasil, um fundo de investimentos voltado para a bebida. "Não havia", que fique registrado, porque a gestora Cultinvest acaba de abrir para captação o primeiro fundo de vinhos do mercado brasileiro, o Bordeaux Wine Fund Multimercado, segundo informa o jornal Valor Econômico,

"Os consumo cada vez maior nos emergentes, principalmente a China, está impulsionando os preços dos vinhos", diz Alexandre Zákia, sócio da gestora Cultinvest.

Distribuído pelo private bank do Itaú e pela Nesta. Investimentos, o fundo fica permanentemente aberto para resgates. Quem solicitar o resgate durante o primeiro ano paga taxa de saída 5%, que será revertida para o próprio fundo. A taxa cai 1 ponto percentual a cada ano. Como outros multimercados, o fundo está sujeito à antecipação semestral de Imposto de Renda, o "come-cotas". No resgate, a tributação é pela tabela regressiva (de 22,5% a 15%).

A expectativa é fechar a carteira até o fim de 2011 com ?50 milhões em patrimônio. Esse valor leva em conta também a aplicação de estrangeiros diretamente no fundo offshore, que é vedada aos investidores locais.

ESPECIAL: Que taça escolher? -Diz-se que cada tipo de vinho pede um tipo de taça mas para começar você pode simplificar bastante suas escolhas

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Romanée Conti de US$ 8.500 é furtado em Nova York
+ Vinícola californiana distribui IPads a funcionários para melhorar produtividade
+ Loja de vinhos virtual atrasa em várias semanas entrega das garrafas
+Amy "WINE"house exige vinhos e outra bebidas em camarim do Brasil
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas

palavras chave

Notícias relacionadas