13.fev - Acordo entre Austrália e União Européia m

Acordo entre Austrália e União Européia muda denominações de vinhos


Vinhos de Jerez

A indústria vinícola australiana irá utilizar o nome "Apera" para o vinho Jerez de procedência local.  Esta mudança é uma conseqüência do Acordo sobre o Vinho, que a União Européia e a Austrália firmaram em dezembro de 2008.  

A notícia foi comentada por Huon Hooke, um jornalista especializado em vinhos do jornal Sydney Morning Herald em seu suplemento semanal de seção Boa Vida.

A entrada em vigor do Acordo, que protege as denominações de origem europeias, obriga os produtores australianos a parar de usar esses nomes, fazendo com que utilizem outras denominações para descrever os tipos Jerez (Sherry), Tokay, Champagne, Porto, entre outros.


Para o Jerez, em particular, a Federação de produtores Vinícolas da Austrália anunciou que já registrou o nome "Apera", embora a decisão final será tomada até final de fevereiro, quando se finalizará uma investigação sobre os hábitos dos consumidores de vinhos de alto gradiente.


Se esta mudança for mesmo confirmada, os australianos irão ver a nova denominação dos vinhos Jerez nos rótulos das garrafas ainda etse ano, já que a partir de 2010 será proibido o uso do nome Sherry para os vinhos que não procederem da Espanha. Colin Campbell, presidente da Federação dos Produtores de Vinho da Austrália, disse que os possíveis nomes para as diferentes variedades de Jerez serão anunciados no próximo mês.

Da redação

Publicado em 13 de Fevereiro de 2009 às 13:24


Notícias