Vinho - 02.Jul - Inovação

Adega de 25 milhões de euros é apresentada à imprensa na Espanha

por Redação

decanter
A adega em formato de trevo foi muito elogiada pela Royal Academy

A primeira visita da imprensa a, ainda inacabada, adega de Sir Normam Foster em Ribera Del Duero ocorreu nesta quarta-feira. Os jornalistas foram apresentados as Bodegas Portia, projetado por Foster em parceria com o arquiteto Pedro Haberbosch e com Antonio Ballaster, diretor de exportações do grupo Faustino.

O design em formato de trevo foi elogiado pela londrina Royal Academy, quando um modelo do projeto foi apresentado como parte da Exposição de Verão de 2009.

"Nós nos perguntamos o que poderíamos fazer que fosse realmente relevante para a vinificação. A idéia era reduzir o caminho que o vinho tem que passar", disse Haberbosh. As três pontas da "adega trevo" são destinadas a áreas de fermentação e ao armazenamento de barris e garrafas, enquanto o centro abriga dez tanques de 53 mil litros.

"Sentimos que a produção de vinhos tem muito a ver com a tradição e queríamos representar isso nos materiais utilizados", disse o arquiteto. Ele acrescentou que acredita que o edifício deveria ter idade, da mesma maneira como um vinho. "Usamos Fair-faced (espécie de madeira que tem uma superfície destinada à alterações causadas pelo clima), uma madeira de carvalho, não muito polida, de modo que ela venha a ter texturas e expressões com o tempo, como um vinho", explicou.

O investimento inicial para o projeto foi de 25 milhões de euros, mas Ballaster admitiu que o valor aumentou desde a sua criação. Não se sabe ainda quando será a abertura oficial da vinícola, mas uma inauguração em setembro deste ano está sendo discutida. O Rei Juan Carlos da Espanha já confirmou sua presença no evento.

O edifício tem mais de 11 mil metros quadrados, com capacidade para produzir um milhão de litros anuais. 




Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Evento une Hollywood e vinhos no Arizona

+Príncipe Harry participa de torneio organizado por casa de champanhe

+Site Uvinum pretende ser referência em recomendações de vinhos

+ Vinicultores franceses apóiam a sustentabilidade

+Morre o fundador da vinícola chilena Viña Montes

+Empresa lança taças de vinho para quem gosta de acampar

palavras chave

Notícias relacionadas