Revista ADEGA
Busca

31.Jul - Africa do Sul quer formar sommeliers

Africa do Sul quer formar 2010 sommeliers até a Copa


O vinho FUNDI, criado especialmente para patrocinar a formação de novos sommeliers
A indústria sul-africana de vinhos achou um jeito original de estimular seu próprio desenvolvimento. Buscando meios de financiar a formação de competentes sommeliers, produtores estabeleceram a medida de criar um vinho, batizado de FUNDI, cujos lucros serão destinados exclusivamente para a formação desses especialistas.  

Derivado da palavra Isizulu umfundi, que significa aluno, o termo fundi é também utilizado para designar um aprendiz, no inglês coloquial da África do Sul. Serão ao todo 2010 os profissionais formados a partir da iniciativa, o número faz referência à Copa do Mundo do ano que vem.  

A iniciativa visa atender ao aumento de demanda por vinhos no período do Mundial da Fifa de 2010, quando o país receberá turistas do mundo inteiro que, embora viajem motivados pelo futebol, devem impulsionar também a enoindústria local.

A expectativa inicial dos organizadores é arrecadar até o início de 2010 os cerca de U$ 576 mil necessários para a formação destes profissionais.  Uma vez atingida a meta, a produção da bebida será interrompida.          

Com esse projeto a empresa responsável, WOSA, além de contribuir para o sucesso da Copa do Mundo de 2010, estará ajudando muitas pessoas, já que metade dos candidatos selecionados está atualmente desempregada.

O rótulo do Fundi tem uma versão estilizada de um girassol, um símbolo Africano de sol e de esperança. Essas flores artesanais estilizadas e colocadas no pescoço da garrafa são compradas de pessoas que vendem este tipo de artesanato ao lado das estradas da África.

Uma iniciativa que vem ajudando trabalhadores informais no Inverno, quando há pouca renda a partir de suas obras.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Alabama proíbe venda de vinho com rótulo "obsceno"

+ Chineses interessados por vinhos da Espanha

+ Americanos desenvolvem micro-sensor de água que ajuda na produção de vinhos

+ O Melhor Vinho do dia: Aos brasileiros no Festival de Veneza!

+ Clima chuvoso pode afetar colheita de vinhos em Nova Iorque

Redação
Publicado em 31/07/2009, às 09h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias