Café - 08.Out - Nova prática

Água de esgoto tratada poderá ser usada como adubo nos cafezais

por Redação

Segundo noticiou o jornal "O Estado de S. Paulo", tramita no Ministério do Meio Ambiente um projeto que visa a liberação de água de esgoto tratada para a irrigação de lavouras no Brasil.

Essa água é conhecida por ser repleta de material orgânico, que ajuda o desenvolvimento de produtos agrícolas. A nova versão de "adubo" já é muito utilizada nas culturas israelenses e australianas.

Estação de Tratamento de Água Alto Cotia (SP)

A técnica, que começou a ser estudada em 2001 numa parceria entre a Sabesp e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, foi aplicada numa área de Lins (SP) que abrange 7 hectares. Segundo a coordenadora do projeto, Célia Regina Montes, "a água proveniente do esgoto tratado tem altos níveis de nitrogênio e fósforo", componentes presentes nas fórmulas de adubos industrializados.

"Esta água é indicada para a produção de café torrado, cana-de-açúcar, álcool, açúcar, milho e feno", comentou a coordenadora. Até 2012, há estimativas de que pelo menos 400 estações de tratamento comecem a usar a prática. De início, a liberação da água deve ocorrer para áreas próximas às estações.

A Sabesp ainda pretende regulamentar a aplicação, para que todos obedeçam a um limite máximo de litros/m², já que o uso excessivo de água de esgoto tratada pode levar a poluição dos lençóis freáticos.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Cafezais são favorecidos pelo regime de chuvas no Brasil

+ Área de café na Indonésia não foi afetada pelo terremoto

+ Alemanha é a principal importadora de café peruano na UE

+ Guatemala quer aumentar o consumo de café nacional

+ Safra de 2009/10 chega a 93% no Paraná

palavras chave

Notícias relacionadas