Vinho - 28.Set - Mercado

Alemanha, Reino Unido e EUA são os principais importadores de vinho espanhol

por Redação

Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos se consolidaram como os principais destinos de vinho espanhol no exterior nos últimos anos, segundo o Observatório Espanhol do Mercado de Vinho (OeMv), que publicou um relatório referente às exportações de vinho durante os seis primeiros meses de 2011. Ao longo desse período, os três mercados foram responsáveis por 40% do total de vinho espanhol vendido no exterior.

OMelhorVinho.com.br - Aproveite e deguste um saboroso branco espanhol!

Divulgação
Alemanha, Reino Unido e EUA: principais mercados do vinho espanhol
No primeiro semestre de 2011, as exportações espanholas de vinho cresceram 29,9% em volume, alcançando os 1037,9 milhões de litros, e 19,6% em valor, ou seja, 1007,1 milhões de euros, em comparação ao mesmo período de 2010.

A Alemanha se situou como principal destino em valor das exportações espanholas de vinhos nos primeiros seis meses desse ano. Durante esse período, as vendas no mercado alemão aumentaram 10,41% em relação à primeira metade de 2010 e chegaram aos 156,04 milhões de euros.

O Reino Unido, por sua vez, foi o segundo país no ranking, subindo o valor para 125,5 milhões de euros. Fora a União Europeia, os Estados Unidos e China foram os países com os resultados mais positivos no primeiro semestre. Os EUA chegaram a importar nesse período 35,5 milhões de litros por um valor de 98,8 milhões de euros, dez milhões mais que em 2010.

Na Ásia, a China superou pela primeira vez o Japão no ranking por valor e volume das exportações espanholas durante os primeiros seis meses desse ano, situando-se como principal país importador de vinho espanhol. Nesse mercado, a Espanha é o segundo país provedor de vinho por volume, chegando a exportar 43,76 milhões de litros, 75% sem DOP.

Os bons resultados obtidos respondem à intensa campanha de promoção realizada em instituições como o ICEX, organismo de promoção de diferentes comunidades autônomas e os conselhos reguladores das regiões vinícolas espanholas. Além disso, esse avanço foi paralelo ao crescente reconhecimento que os vinhos espanhois estão colhendo em competições internacionais.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinhos alemães batem recorde em leilão e provam sua crescente popularidade

+ Nos EUA, vinho deixará de ser servido na Comunhão

+ Chuvas em excesso tornam-se um problema para vinicultores norte-americanos

+ China e Hong Kong confirmam domínio nas exportações de Bordeaux

+ Rótulo de vinho com Babushkas estampadas celebra liberdade de expressão

palavras chave

Notícias relacionadas