Vinho - 30.Out - Qualidade

Alemanha terá safra 'excelente', tão boa quanto a de 2007

por Redação

A safra de 2009 da Alemanha será tão boa quanto a de 2007, caracterizada como 'excelente', mas numa quantidade menor, segundo os vinicultores locais.

O tempo ideal no verão e o outono antecipado acarretaram numa qualidade de uva bem elevada, já que o sol durante o dia e as noites frescas permitiram que as uvas se desenvolvessem lentamente, o que é excelente para o aroma do vinho.

Mas devido à floração irregular de junho, que teve tempo frio e chuvoso, tornando os cachos menores e com menos uvas, o rendimento não será tão alto como era esperado pelos produtores alemães.

"Nós teremos 10% menos uvas que o ano passado. Em 2009 serão produzidos menos de 9 milhões de hectolitros, o nível mais baixo desde 2003", contou Ernst Büscher, porta-voz do Instituto Alemão de Vinho.

O vinicultor Helmut Dönnhoff, da região de Nahe, afirmou que 2009 terá "outra grande safra, que se assemelha com a de 2007". Os níveis estimados de álcool, segundo Dönnhoff, estarão entre 12,5% e 13,5%. "Nós temos boa acidez, será um prazer beber um vinho feito a partir destas uvas".

Pela primeira vez desde 2003, os vinicultores alemães estão autorizados a adicionar acidez aos vinhos brancos, graças ao alto potencial alcoólico na região de Baden, no sudoeste da Alemanha.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinícola brasileiras fazem sucesso na Fórmula Indy

+ O Melhor Vinho do dia: Um rosé francês para acompanhar a arte contemporânea!

+ Beja será a "Cidade do Vinho" de Portugal em 2010

+ Clima faz uvas de Bordeaux serem as melhores em 25 anos

+ O Melhor Vinho do dia: Ao transporte público brasileiro!

palavras chave

Notícias relacionadas