Vinho - 07.Abr - Aquecimento global

Alterações climáticas assustam produtores australianos

por Redação

Por conta do efeito estufa e o conseqüente aumento das temperaturas médias mundiais, alguns produtores australianos estão perdendo o sono. Seguindo o exemplo de outros países produtores, como a França, novas variedades mais resistentes ao calor já estão sendo testadas.

Uma vinícola australiana, comandada por Wendy Cameron, por exemplo, está "muito preocupada" com as mudanças climáticas e já estuda mudar as plantações de lugar para que elas possam ficar em locais menos luminosos. Além disso, Cameron já iniciou técnicas de irrigação subsuperficial (instalada permanentemente ou temporariamente abaixo das raízes), método que limita o volume de água evaporado.

Variedades mediterrâneas, como Nero d'Avola, Montepulciano e Aglianico também estão sendo testadas, uma vez que são mais tolerantes a altas temperaturas. Outras uvas que também em fase de teste são: Fiano, Grüner Veltliner e Greco di Tufo, além das menos conhecidas Scheurebe, Comtessa e Rotgipfler.

Wendy Cameron afirma que as mudanças também chegaram ao vinho propriamente dito. "Nós queremos implementar o vinho com pouco álcool. Estou muito interessado em baixar os níveis alcoólicos em alguns pontos percentuais, apesar disso ser um projeto completamente experimental".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do Dia: A mais uma boa notícia da economia brasileira!
+ Ásia supera EUA nos leilões do primeiro trimestre
+ China inaugura museu dedicado ao vinho
+ Vinho tinto pode controlar função erétil do homem
+ Dubai volta a servir "Coq au vin"

palavras chave

Notícias relacionadas