Revista ADEGA
Busca

30.Jul - Americanos desenvolvem sensor de água

Americanos desenvolvem micro-sensor de água que ajuda na produção de vinhos


Alan Lakso (dir) trabalha no desenvolvimento do micro-sensor.
O desenvolvimento de um micro-sensor, que pode ser embutido no tronco de videira, pode representar um importante avanço no processo de medição e regulação do nível de água nos vinhedos e videiras.

Alan N. Lakso, professor do departamento de Ciências da Horticultura na Estação Experimental de Horticultura do Estado de Nova York em Genebra, na Suíça, se dedica a otimizar e monitorar as relações da água nos vinhedos há 15 anos, e é o responsável pelo micro-sensor.


A quantidade de água é um fator que interfere na qualidade do vinho. A técnica de medir e regular a umidade do solo, que tem sido usada até hoje para controlar o nível de presença da água, embora possa ser eficiente, causa, eventualmente algumas inconveniências, como a não distribuição adequada das raízes da videira no solo.

O aparelho será embutido no tronco da videira na primavera, permitindo que a planta cresça ao seu redor. O número de sensores exigidos em um vinhedo para assegurar informações seguras sobre dependerá do nível de uniformidade do solo. Solos irregulares vão precisar de mais sensores.


Um vez que o novo intrumento estiver totalmente desenvolvido e testado, planeja-se torná-lo viável para comercialização. Lakso acredita que o micro-sensor será parte de uma rede Wireless que irá, finalmente, transmitir para os cultivadores todas as informações disponíveis via Internet.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Clima chuvoso pode afetar colheita de vinhos em Nova Iorque
+ Nova Iorque quer vender vinhos em supermercados

+ Em clima de festa, é realizada nos EUA conferência de blogueiros

+ Grupo californiano lança mercado de uvas on-line
+ O Melhor Vinho do dia: Brindemos, portugueses e espanhóis!

Redação
Publicado em 30/07/2009, às 09h35 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias