Vinho - 14.Set.

Angelo Gaja fala sobre a safra 2012 e as mudanças climáticas na Itália


No começo da semana, noticias da imprensa italiana anunciaram que o tamanho da safra desse ano irá cair ainda mais por causa do calor. De acordo com um relatório, esse foi o verão mais quente dos últimos 50 anos.

divulgação

Angelo Gaja, o mais conhecido produtor do Piemonte, falou sobre a safra de 2012. Ele afirmou que em um curto período de tempo, a Itália passou de uma situação de superprodução para uma das produções mais baixas já registradas.

"Vinho é um produto natural. É a condição climática que determina o tamanho da colheita, o telhado do vinho é o céu: produzir uvas não é como produzir aço, vidro, tijolos ou plástico em uma fábrica", explicou em sua declaração. E complementou dizendo que esse conceito às vezes escapa da consciência dos analistas financeiros e economistas do setor.

"Alguns estão com medo que não haja vinho italiano suficiente para satisfazer a demanda interna e manter a posição nas exportações. Nos últimos cinco meses as exportações vêm caindo. Mas isso não deve ser um sinal de preocupação, pois a queda vem das vendas de vinhos em barris", disse Gaja, que também alertou que é preciso manter a qualidade dos vinhos engarrafados. Por conta da diminuição da produção, o produtor também lembrou que é praticamente inevitável que o preço dos vinhos suba.

"Mais uma vez, por causa da mudança climática, teremos que modificar a forma de cultivar vinhas. O conhecimento do passado terá que ser rapidamente integrado aos resultados de pesquisas, à tecnologia e à capacidade de observação dos produtores. No momento, esse é o passo mais preocupante".

Mais notícias sobre vinhos...

McGuigan lança linha de vinhos com baixo teor alcoólico
Bordeaux espera safra melhor do que a 2011
Venda de vinho de Rioja irá financiar pesquisas contra câncer de pele
Espumantes são a bebida alcoólica mais vendida na Inglaterra depois do Jubileu
Caixas de vinhos em forma de bolsa de grife viram tendência

Da redação

Publicado em 14 de Setembro de 2012 às 10:14


Notícias