Vinho - 14.Set.

Angelo Gaja fala sobre a safra 2012 e as mudanças climáticas na Itália

por Redação

No começo da semana, noticias da imprensa italiana anunciaram que o tamanho da safra desse ano irá cair ainda mais por causa do calor. De acordo com um relatório, esse foi o verão mais quente dos últimos 50 anos.

divulgação

Angelo Gaja, o mais conhecido produtor do Piemonte, falou sobre a safra de 2012. Ele afirmou que em um curto período de tempo, a Itália passou de uma situação de superprodução para uma das produções mais baixas já registradas.

"Vinho é um produto natural. É a condição climática que determina o tamanho da colheita, o telhado do vinho é o céu: produzir uvas não é como produzir aço, vidro, tijolos ou plástico em uma fábrica", explicou em sua declaração. E complementou dizendo que esse conceito às vezes escapa da consciência dos analistas financeiros e economistas do setor.

"Alguns estão com medo que não haja vinho italiano suficiente para satisfazer a demanda interna e manter a posição nas exportações. Nos últimos cinco meses as exportações vêm caindo. Mas isso não deve ser um sinal de preocupação, pois a queda vem das vendas de vinhos em barris", disse Gaja, que também alertou que é preciso manter a qualidade dos vinhos engarrafados. Por conta da diminuição da produção, o produtor também lembrou que é praticamente inevitável que o preço dos vinhos suba.

"Mais uma vez, por causa da mudança climática, teremos que modificar a forma de cultivar vinhas. O conhecimento do passado terá que ser rapidamente integrado aos resultados de pesquisas, à tecnologia e à capacidade de observação dos produtores. No momento, esse é o passo mais preocupante".

Mais notícias sobre vinhos...

McGuigan lança linha de vinhos com baixo teor alcoólico
Bordeaux espera safra melhor do que a 2011
Venda de vinho de Rioja irá financiar pesquisas contra câncer de pele
Espumantes são a bebida alcoólica mais vendida na Inglaterra depois do Jubileu
Caixas de vinhos em forma de bolsa de grife viram tendência

palavras chave

Notícias relacionadas