Vinho - 01.Out - Mais benefícios

Antioxidante encontrado em vinho tinto tem papel antiviral

por Redação

O consumo de vinho tinto ajuda o organismo a combater agentes nocivos à saúde
O fenol Reservatrol, antioxidante encontrado nos vinhos tintos e componente utilizado em pesquisas medicinais, parece ser capaz de combater viroses, segundo pesquisas realizadas na Itália.

O elemento mostrou ter propriedades antivirais em estudos passados, e a nova pesquisa apontou que ele pode inibir a multiplicação de vírus. Novas análises terão que ser feitas para se definir o quão eficiente o reservatrol pode ser.

Vírus responsáveis tanto por um fraco resfriado até a gripe suína são agentes infecciosos que conseguem se reproduzir apenas dentro das células do nosso corpo, por serem organismos "acelulares".

O novo estudo, publicado em julho pelo "Journal of Experimental & Clinical Cancer Research", mostrou que com o reservatrol no organismo, o vírus fica incapaz de utilizar os mecanismos internos de nossas células para a reprodução.

O co-autor do estudo e biólogo molecular e genético, Gianfranco Risuleo, comentou que o componente mostrou efeitos na síntese do DNA viral (que produz novos vírus). O reservatrol também pode retardar a reprodução de alguns tipos de células cancerígenas, que são aceleradas quando estão em contato com um tipo de vírus específico. 

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: À liberdade dos animais na Argentina!

+ Campinas apresenta 4ª Mostra Internacional de Vinhos

+ Safra de 2009 em Castilla e Leon passará dos 200 milhões de kg de uva

+ Lei que prevê o loteamento no Vale dos Vinhedos é aprovada

+ Bolhas dão aroma ao champagne, garantem cientistas

palavras chave

Notícias relacionadas