Vinho - 27.Jul - Mercado

Apesar do preço, Brasil importa mais vinhos argentinos

por Redação

Nos primeiros seis meses deste ano, os argentinos puderam observar contentes suas exportações de vinhos para o Brasil crescerem significativamente. Estima-se que de janeiro até junho, as importações brasileiras das bebidas da Argentina tenham aumentado 33%.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, as importações de vinhos argentinos representaram 37% do total, um aumento de mais de cinco milhões de dólares, em relação ao mesmo período do ano passado.

No entanto, o crescimento em volume foi menor, cerca 24,5%, devido ao aumento dos preços dos vinhos argentinos. No ano passado, pagava-se 2,74 dólares por litro. Hoje são 3,03 dólares.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento das vinícolas Terrazas de los Andes e Cheval des Andes, Lucas Lowi, o crescimento das importações brasileiras, mesmo com o aumento do preço dos vinhos dá muita confiança para o produtor argentino. "Indica que o consumidor brasileiro está disposto a pagar mais pelos nossos vinhos. Quando analisamos os números do primeiro semestre deste ano, essa tendência se confirma", explicou.

Lowi disse ainda acreditar que a criação dessa "tendência" esteja relacionada ao fato do consumidor brasileiro estar se tornando mais sofisticado. "Ele procura cada vez mais uma maior complexidade, mas sempre valorizando a uva", disse Lowi.

O brasileiro Adão Morellato, consultor internacional, tem uma visão similar. Para Morellato, esse desempenho dos vinhos da Argentina no Brasil está ligado ao estabelecimento da classe média como um novo consumidor de vinho.

O analista recomendou às adegas "hermanas" que continuem "incentivando, informando e orientando esse novo comprador para que, em um curto período, tenham aqui uma massa crítica de consumidores sustentáveis e atentos ao vinho".

ESPECIAL:Argentina, além da Malbec - Especialistas avaliaram os vinhos argentinos e apontaram caminhos para o desenvolvimento de sua indústria vitivinícola

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Indústria vitivinícolamundial mostra sinais de recuperação

+ Château em Medoc será cenário de história em quadrinhos

+ Rosés são mal vistos na Ásia por falta de empenho dos importadores, diz enóloga

+ Bordeaux pretende se destacar em exposição em Shangai

+ Vinho do "Julgamento de Paris" é leiloado por mais de 11 mil dólares

palavras chave

Notícias relacionadas