Revista ADEGA
Busca

31.Ago - Possível colapso

Após crescimento das exportações, África do Sul pode enfrentar escassez de vinho


É possível que falte vinho para abastecer o mercado interno.
A indústria sul-africana poderá enfrentar escassez de vinho caso as vendas continuem a aumentar na proporção atual. Em 2008, o total de exportações no país saltou 12%, para um recorde de 405 milhões de litros. Entretanto, os vinhedos não conseguiram crescer a ponto de manter o ritmo de produção tão alto.

"Os produtores sul africanos têm estado sob pressão devido a problemas de liquidez, então as plantações não atingiram seu pico", afirmou a diretora financeira da Distell (produtora de bebidas da África do Sul). Ela ainda completou, dizendo que "não há um excedente de vinhos, mas estamos vendo as exportações crescerem. Se a demanda continuar assim, provavelmente poderá haver escassez em algumas áreas".

Desde 2005, a área utilizada para a plantação de vinha está estável, e atualmente gira em torno de 101 mil hectares. Contudo, não há possibilidade de um aumento "ilimitado" nessa área, já que hoje apenas outros 40 mil hectares estão disponíveis para o plantio.

O vinho é um importante produto de exportação agrícola para a África do Sul. Em 2008, de um total de 800 milhões de litro produzidos, metade foram destinados ao comercio exterior. As principais uvas para vinho tinto da região são cabernet, merlot, pinotage e shiraz.

O turismo no país também é uma fonte de renda importante. A rota do vinho sul-africano engloba as regiões de Stellenbosch, Drakenstein, Witzenberg, Breede Valley e outras, que ficam situadas na província de Breederiver Winelands, no extremo sudoeste da África.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Pesquisa mostra que jovens estão mais familiarizados com vinhos

+ Começa colheita em Bordeaux

+ Centro de pesquisa de vinícolas é inaugurado em Portland

+ Preferência por um ou outro vinho pode revelar a personalidade do consumidor

+ Bancos na Itália aceitam vinho como garantia para empréstimos

Redação
Publicado em 31/08/2009, às 12h44 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias