Vinho - 10.Set - Reconhecimento

Arcebispo é premiado por seu apoio a vinicultores da Geórgia

por Redação

O Arcebispo Sergi Chekurishvili de Nekressi: "numa situação política difícil, Sergi ajudou produtores georgianos a encontrar novos mercados globais"
Um arcebispo da Geórgia foi premiado com o Masi International Wine Prize por seus serviços à indústria de vinhos de seu país.

Sergi Chekurishvili de Nekressi se juntou a uma lista de importantes nomes do setor vitivinícola mundial, como o do escritor britânico, Hugh Johnson; a lenda do Napa Valley, Robert Mondavi; e Emile Peynaud, um dos mais renomados dos grandes enólogos de Bordeaux.

Segundo o comitê Masi, a escolha não usual de um líder religioso para o prêmio se deve por causa do auxilio que Sergi prestou aos enólogos da Geórgia, que atualmente passam por um período difícil. A Rússia, responsável por cerca de 80% das exportações dos vinhos georgianos, aboliu as importações das bebidas em 2006, alegando que elas continham ingredientes venenosos.  

"Numa situação política difícil, onde o acesso aos mercados tradicionais está sob embargo russo, Sergi ajudou produtores georgianos a encontrar soluções através da tecnologia moderna, de maneira a expandirem seus negócios para novos mercados globais", disse o porta-voz do comitê ao site decanter.com.

A Geórgia, considerada o berço da vinicultura, será a anfitriã da conferência anual da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) 2010.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vencedor do Grammy, Michael Bublé faz parceria com vinícola do Napa Valley

+ Um terço das vinhas da Itália deveria ser replantado ou arrancado, diz enólogo

+ Colheita em Champagne deverá começar entre 13 e 20 de setembro

+ Apresentadora de TV Martha Stewart é acusada de falsificar vinhos

+ Comercial de cooler para vinhos com Bruce Willis é relembrado por revista dos EUA

palavras chave

Notícias relacionadas