Vinho - 05.Ago - Bodegas Carchelo

Aridez e calcário no solo definem estilo do vinho de vinícola espanhola

por Redação

Desde os anos 90, as Bodegas Carchelo, vinícola localizada a poucos quilômetros de Jumilla, na Espanha, foi uma das empresas-chave na modernização e exportação que a indústria espanhola tem vivido nos últimos anos.

Divulgação
Instalações da Bodegas Carchelo, na Espanha
Os terrenos quase áridos dessa região vinícola, que se localiza próxima à costa mediterrânea, definem um estilo de vinho usado pelas Bodegas Carchelo para trazer quase toda a sua produção aos mercados internacionais.

A vinícola foi fundada em 1989 pelos sócios Juan Sierva e Agapito Rico, dentro do processo de renovação que a Denominação de Origem Jumilla estava vivendo desde os anos 80.

O projeto começou com a compra de 100 hectares de vinhedos distribuídos em diferentes parcelas da Sierra dek Carche, ao norte da comunidade autônoma de Murcia.

Dois anos depois da morte de Juan Sierva, em 2007, seus filhos compraram toda a vinícola, continuando com o trabalho pela qualidade e internacionalização dos seus vinhos.

Atualmente a Bodegas Carchelo tem uma propriedade de 270 hectares de vinhas, jovens em sua maioria, que crescem em uma zona árida e um clima continental moderado por conta da proximidade com o Mediterrâneo.

As chuvas são escassas e irregulares, com frequentes tempestades e risco de granizo, o que obriga a diversificar a área de plantação das videiras.

A principal característica dos solos da Sierra del Carche são seu componente calcário e argiloso, com grande capacidade de retenção de umidade, indispensável para a sobrevivência das vinhas. São solos pobres em material orgânico e um pouco arenosos, um elemento que beneficia a aeração das plantas.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Argentina faz pesquisa de mercado sobre a uva Torrontes no Reino Unido

+ Vinícola de Sonoma, EUA, é vendida a bilionário norte-americano

+ Vinícola australiana lança linha de vinhos com baixo teor alcoólico

+ Aplicativo para iPhone de vinícola é lançado no Chile

+ Área de vinhedos em região da Espanha diminui pela metade

palavras chave

Notícias relacionadas